Cuiabá | MT 16/04/2024
Pedro Nadaf
Ebc0b5d2ae38d23b4835488d169459a6
Sexta, 11 de abril de 2014, 10h15

Equilíbrio do tempo...

Quantidade de tempo x qualidade do tempo. Há uma diferença muito grande entre estes dois índices, e isso nos mais diversos sentidos de nossas vidas, que extrapolam o núcleo familiar e atingem o trabalho, os negócios, e o convívio social, dentre outras esferas do nosso cotidiano. Saber qual o peso e a medida de cada um, e mais do que isso, o seu equilíbrio, não é uma tarefa nada fácil.

Em uma empresa, por exemplo, onde é comum se estabelecer objetivos grandiosos, no caminho traçado para o alto desempenho, para a eficácia e para tornar viáveis as grandes idéias, uma forma de equilíbrio, sobre meu ponto de vista, é ter profissionais alinhados com a abordagem quantidade de tempo x qualidade do tempo. Nem sempre, entretanto, é possível o empresário priorizar nos seus quadros, o que é chamado na frança de “intrapreneur”, que quer dizer empreendedor interno, ou intra-empreendedor, cujas competências e entusiasmos, fazem não só girar os negócio mas torná-los muito exitosos.

Se o profissional tem em seu DNA a força do intra-empreendedorismo, automaticamente utilizam com maior qualidade, a quantidade de tempo que dispõe, seja com foco na sua visão sistêmica, liderança, na paixão pelo que fazem, na boa comunicação, na atitude, na visão, na inovação. São motivados, e através da motivação dão retorno mais satisfatórios para as empresas, participando no dia a dia dos campo das decisões, das novas idéias, não gastando o seu tempo com o que é desnecessário, agindo sempre como verdadeiro parceiro. Felizes os empresários que contam nas suas equipes, com profissionais deste nível, que tem a capacidade de implementar as idéias, que conseguem implantar projetos com começo, meio e fim.

De um lado profissionais intra-empreendedores, do outro, empresário com foco na gestão. Ingredientes que somam positivamente a quantidade de tempo x qualidade do tempo. Para lidar com o dia a dia empresarial, é preciso muito foco, pois o empresário se vê envolvido com multiplicidades de tarefas: seu quadro de pessoal, suas finanças, seus distribuidores, seus clientes. Caso não canalize tudo isso, sem entrar pelo viés da contra-mão no processo corporativo, o impacto será desastroso afetando o sucesso do empreendimento. Foco, não é o único pilar a equilibrar o tempo de uma gestão, mas é um dos fatores de maior importância.

Na abordagem da qualidade e da quantidade do tempo, a construção do convívio social é também relevante. Na sociedade moderna, na qual poucos querem assumir a condição de misantrópicos, ou seja, os que preferem não ter convívio social, é preciso alimentar as redes de convivência. Muitos lançam até mesmo mão da tecnologia para estabelecer seus contatos sociais, e acabam prejudicando o próprio ambiente profissional e o convívio familiar. É complexo o processo. Pergunto, entretanto, abrindo espaço a reflexão: o que seria uma conduta social satisfatória, tendo-se em vista a falta de tempo, ou a má qualidade do tempo que se dedica a mesma? É possível se estabelecer um equilíbrio entre quantidade e qualidade, quando o assunto é o tempo de uma convivência saudável. Será que no fundo, alguém teria uma resposta para compartilhar?

Pedro Nadaf é `residente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/Sesc e Senac-MT)e Secretário de Estado do Desenvolvimento do Turismo. E-mail: p.nadaf@terra.com.br
MAIS COLUNAS DE: Pedro Nadaf

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114