Cuiabá | MT 29/03/2024
Gabriel Novis Neves
1bc7aa101267a8883474d6f60e3ebe22
Quarta, 01 de maio de 2013, 09h55

Intolerância

A intolerância muitas vezes é gerada pelo preconceito. E o preconceito leva as pessoas a discriminarem tudo aquilo que não está em sintonia com seus valores, conceitos, crenças e hábitos. Quando a intolerância é extrema, pode desencadear atitudes e ações de desrespeito e violência – em alguns casos, culmina na morte do discriminado.
Os jornais ultimamente têm dado destaque à intolerância contra os homossexuais. Segundo uma pesquisa, 99% dos brasileiros têm preconceito contra os homossexuais. Mas são poucos os que assumem esta postura publicamente. A maioria possui uma intolerância velada contra os gays, lésbicas, transexuais ou travestis – talvez fruto das leis severas contra qualquer tipo de discriminação.
São tantos casos de intolerância e preconceito que já presenciamos na nossa civilização! O Holocausto foi o mais marcante de todos. Hoje claramente percebemos as intolerâncias que estão mais em moda: religiosa, racial, regional, ideológica, econômica e sexual.
Durante o período eleitoral elas ficaram bastante expostas. Rita Lee, por exemplo, declarou que não votava em Marina porque ela tinha cara de quem estava sempre com fome. Ficou claro nesta declaração a intolerância regional, racial, econômica, ideológica e religiosa. Marina é evangélica.
Dilma foi considerada uma mulher sem fé religiosa - uma agnóstica. Foi flagrada pelos fotógrafos se atrapalhando ao fazer o sinal da cruz numa missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil. A manchete foi de intolerância religiosa: “Dilma não sabe fazer o sinal da cruz!” A sua presença na missa foi considerada um engodo.
Serra foi vitimizado no Nordeste pelo slogan: “Ele não gosta de pobre, vai cortar todas as bolsas e benefícios dos desempregados e dos mais carentes.” Intolerância regional, econômica e racial.
A discussão sobre o aborto em palanque eletrônico, com orientação dos marqueteiros, foi uma demonstração de intolerância generalizada. Ninguém se posicionou claramente sobre o assunto, com exceção da candidata evangélica - a única com posição bem definida.
A intolerância à ideologia é de uma mesquinhez maquiavélica! Os adeptos desse tipo de intolerância só admitem como certo as suas idéias, crenças ou doutrinas. Muitos deles pararam no tempo, esquecendo-se que aquelas são produtos de uma situação histórica. Podemos citar, por exemplo, a eleição indireta de Tancredo Neves à Presidência da República. O partido de oposição foi rigorosa e raivosamente contra, e não participou da eleição. Este mesmo partido, fechado em suas idéias, não aprovou a Constituição cidadã do doutor Ulysses. Mas, bastou ser governo para mudar sua ideologia. A intolerância ideológica continuou, apenas mudou de lado e de parceiros.
Apontar problemas sempre foi tarefa das mais fáceis. E a solução? Como sempre a educação, no meu entender, é a solução para a maioria dos nossos problemas. A começar pela recuperação e resgate das escolas públicas.
As gerações atuais perderam o seu grande laboratório de ética que sempre foi a sala de aula de uma escola pública. Era o local onde crianças de todos os níveis sócio-econômico-culturais mantinham uma convivência pacífica. Local onde a diversidade – própria da condição humana - era reconhecida e respeitada, base para a coexistência tolerante com as diferenças.
Acredito ser este um dos caminhos para que a tolerância se instale nas mentes das pessoas, e, dessa forma, se tente eliminar ou diminuir o sentimento de intolerância que domina o nosso dia-a-dia. 

Gabriel Novis Neves é mèdico em Cuiabá e ex-reitor da UFMT
MAIS COLUNAS DE: Gabriel Novis Neves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114