Cuiabá | MT 19/03/2024
Gabriel Novis Neves
1bc7aa101267a8883474d6f60e3ebe22
Terça, 07 de maio de 2013, 11h20

Campeão!

Estamos no início do quinto mês do ano e o meu Botafogo já ganhou três campeonatos.

O primeiro foi a Taça Guanabara, o segundo a Taça Rio - invicto - e o terceiro o cobiçado Campeonato Carioca de Futebol 2013.

Tudo para o Glorioso é muito difícil. No jogo decisivo contra o Fluminense, teve quatro “gois” anulados e um penalty chutado no travessão pelo seu melhor jogador, o Sidão.

Finalmente, o jogador que nunca marcava gol, o Rafael Marques, foi o autor daquele que valeu. O empate bastava, mas queríamos a vitória marcante.

O Brasil está vibrando com mais esta conquista do Fogão, tão habituado aos títulos.

Os asilos de velhos estão em polvorosa, exigindo dos médicos cuidados especiais. Aqui em nossa cidade, onde se concentra o maior número de torcedores do time da Estrela Solitária, foram alugadas duas supercharretes para o desfile dos seus fanáticos torcedores pelas ruas ainda transitáveis da velha cidade, próxima de completar os seus trezentos anos.

Visitando um antigo torcedor na UTI de um dos nossos hospitais, ele me disse que acompanhou pelo radinho de pilha o jogo, e pediria alta para comemorar com o povão mais essa inesquecível façanha.

Perguntei-lhe se ficou emocionado com o jogo. Ele disse-me que o aparelhinho que monitora o seu ritmo cardíaco disparou tanto que ele, por conta própria, resolveu desligá-lo para não ficar nervoso.
É bom lembrar aos jovens que o Botafogo vem acumulando títulos e gênios desde 1910. Possui títulos que nenhum outro time brasileiro conquistou, como as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

Na Suécia, a seleção brasileira tinha Garrincha, Nilton Santos, Didi e Zagalo, todos do Botafogo - e alguns outros atletas. Em 1962, no Chile, apenas o Garrincha jogou, auxiliado pelos botafoguenses, Nilton Santos, Didi, Amarildo e Zagalo. Pelé? Fez apenas o primeiro jogo e foi para a enfermaria.

O tricampeonato do México em 1970, mais uma vez foi conquistado pelo artilheiro da Copa – o Jairzinho, com o apoio do Gerson, Paulo César Caju e Zagalo como treinador.

Por coincidência, todos eram atletas do Botafogo. Existiam também jogadores de outros times. Estou citando apenas os gênios da bola. O Botafogo deixou de ceder jogadores para a nossa seleção, e o resultado é o que vemos hoje nos jogos dos ex-canarinhos.

Foi-se o tempo em que exportávamos jogadores para a Europa. Agora eles descobriram o Botafogo, e o grande exemplo é a presença do holandês.

Aconteceu no domingo de Rondon um fato comum, que foi mais esta série de títulos. Parabéns à imensa e persistente torcida do Fogão em todo o Brasil!

Ainda ganharemos, até dezembro, a Copa Brasil e, mais uma vez, o Campeonato Brasileiro de Futebol.

Até lá! 

Gabriel Novis Neves é mèdico em Cuiabá e ex-reitor da UFMT
MAIS COLUNAS DE: Gabriel Novis Neves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114