Cuiabá | MT 20/04/2024
Gustavo Capilé de Oliveira
385280aa6f9699d754f81d27881a4006
Segunda, 18 de agosto de 2014, 16h55

Carpe diem

"Os gênios, como os carvalhos, também tombam".

Na noite de sexta-feira quando assistia ‘Bom dia Vietnã’ (1987), me veio à mente que quando morre um grande ator, seus personagens renascem nas homenagens póstumas e nas lembranças dos fãs.

Robin Williams foi múltiplo como os tipos que interpretou ao longo de sua agitada carreira. Em ‘Bom dia Vietnã’ – quando recebeu sua priemria indicação ao Oscar - interpretou o sensível Adrian Cronauer, que comandava um programa de radio para as tropas americanas no Vietnã.

Mas vou lembrá-lo sempre como o professor irreverente e humanitário de ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ (1989) – sua segunda indicação ao Oscar -, que desafia um sistema de valores inflexíveis para ensinar a seus jovens alunos a lição mais importante da vida – que é exatamente aproveitar a vida, o dia, o agora. “Carpe diem”, insistia ele na citação latina que alerta para a brevidade da existência. "Eu fico com as lições do professor Keating, também ele um gênio liberto de formalismos, convenções e preconceitos"

Ao sugerir aos estudantes que sejam questionadores e que não se deixem condicionar por quem tenta pensar por eles, o professor de literatura e poesia John Keating revoluciona uma escola tradicional alicerçada na disciplina e na excelência.

É um aprendizado divertido, mas não sem dor, expressa de forma dramática no suicídio de um aluno reprimido pelos pais e impedido de realizar seus sonhos de – vejam só, companheiros de ofício! – tornar-se ator de teatro ou escrever em jornal.

Foi duplamente emblemática, também, a homenagem quase instantânea feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em sua conta de Twitter, referindo-se à dublagem que o ator fizera do gênio no desenho ‘Aladdin’ (1992).

“Gênio, você está livre”, sentenciou o autor da espirituosa saudação ao ator depressivo e constantemente derrotado pelo álcool e pelas drogas.

Os gênios, como os carvalhos, também tombam.

Mas a mágica permanece para sempre nos corações e mentes tocados por ela.

Certamente haverá quem lembre Robin Williams por sua participação em ‘Gênio Indomável’ (1997) – que lhe rendeu seu unico Oscar - ‘Tempo de Despertar’ (1990), na ‘Volta do Capitão Gancho’ (1991), em ‘Uma Babá Quase Perfeita’ (1993), em ‘Patch Adams’ (1998) ou em algum outro de tantos belos filmes que protagonizou.

Eu fico com as lições do professor Keating, também ele um gênio liberto de formalismos, convenções e preconceitos.

Carpe diem.

Gustavo de Oliveira é diretor de Redação do Diário de Cuiabá. gustavo@diariodecuiaba.com.br
MAIS COLUNAS DE: Gustavo Capilé de Oliveira

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114