Cuiabá | MT 28/03/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Segunda, 15 de junho de 2015, 10h32

A importância do C02 na evolução da vida!

Enquanto existir dióxido de carbono na natureza a vida seguirá seu curso, evoluindo e dinamizando a lei do fluxo e refluxo na terra, essa é a logica da existência da vida.Este extraordinário gás tão depreciado por ambientalistas meio pataca e ongueiros deconexos, é na mais pura realidade cientifica um elemento fundamental para a existência da vida e continuidade dos seres vivos no planeta azul.

Se por razões outras, um dia o dióxido de carbono deixar de existir a vida literalmente também deixará, isso é fato, isso é ciência. Tudo que é orgânico que tem ou teve vida, tem carbono em sua composição. Não há como ser diferente.

Conforme explicitado acima o dióxido de carbono (CO2), é um gás vital de que os seres vivos, especialmente as espécies vegetais precisam para transformar o carbono em oxigênio, e de maneira intrínseca dar continuidade a própria vida e consequentemente a vida animal.

Sem bases sustentáveis alguns espertinhos criaram grande celeuma visando faturar com o tal credito de carbono, sem esforço, alegam exagero do e no aquecimento global como o dia seguinte tudo tivesse terminado... Apontam a humanidade como principal causadora dos males da terra, esquecendo, ou pior desconhecendo e desconsiderando ciclos e fenômenos naturais locais, regionais e globais, como a emissão de particulados na atmosfera, a exemplos dos vulcões.

Certamente pensam estes acéfalos, que se morrêssemos todos, a terra estaria salva. No real desconhecem que tais fatores independem da humanidade. A questão aqui é cíclica é natural e tem como senhor dos senhores o astro rei. E ponto.

Só para exemplificar! O vulcão Copahue ali no Chile ao voltar a expelir gás de efeito estufa e carbono por no mínimo quatro dias ou nos últimos quatro a seis bilhões de anos, independentemente de nossa presença na terra, a natureza vai continuar seguindo seu curso.

Tem-se hoje no mundo pelo menos duzentos vulcões em atividades na nave terra. Apenas o Pinatubo nas Filipinas, em apenas um ano jogou na atmosfera mais gases do efeito estufa que todos os habitantes da terra o fez desde origem no planeta terra, Interessante, não?

Na prática cotidiana sabemos que o resfriamento da terra tem sido pior que o aquecimento. A Groelândia, já teve pastagens e florestas quando a terra era mais quente possibilitando vida aos vegetais.

Não podemos e não devemos poluir o planeta, utilizarem os recursos bióticos e abiótica de maneira aleatória e gratuita. Para manejá-los de forma racional é preciso conhecimento, das ciências, consciência, respeito e civilidade no trato com a vida na sua essência e na sua plenitude. Ademais é de bom alvitre gestores, governantes... Ater-se as artimanhas falaciosas de ambientalistas meio pataca e ongueiros desconexos apregoando ao vento sem a menor sustentabilidade científica a eliminação do (CO2) como se esse fosse o vilão da história. Porque não é!

No decurso dos últimos 5.000 anos, a terra esfriou 0,80 graus Celsius, a história e o histórico do clima no mundo continuam mostrando em pleno século 21 o ciclo de queda na temperatura.

Então como os pataqueiros explicam isso? Novos ciclos e novos períodos virão, essa é a lógica da vida. 

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114