Cuiabá | MT 24/04/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Sexta, 10 de junho de 2011, 16h17

Incêndio florestal 2011, paradoxo norte americano?

Embora convivendo com o maior e mais sofisticado centro de monitoramento e tecnologia do mundo a “NASA”, os estados unidos arde em chamas sem saber o que fazer! Só em 2011 já foram queimados mais de 1500 km de vegetação, Mobilizaram 2000 bombeiros e brigadistas, removeram mais de 300.000 pessoas de suas casas, e o fogo florestal não da trégua, imaginem se fosse à Amazônia legal brasileira? Segundo a mídia internacional milhares de norte-americanos fogem do fogo como o diabo fogo da cruz, sem saber o que fazer! Sabe por quê? Porque não fazem o manejo correto do ecossistema, dai todo ano o processo se repete verdade nua e crua. Quem paga pelo caos provocado pelo fogo? A fauna e a flora que ainda restam naquele país. A vida humana norte-americana também vive na sua essência um verdadeiro inferno.

Paradoxalmente ao lado do mais sofisticado sistema de instrumentais para prevenir, controlar e combater fogo florestal. Imagine caro leitor, se esse fogo fosse à Amazônia Legal Brasileira? Certamente o USA diria aos quatro cantos que o Brasil e nós brasileiros, seriamos o maior poluidor ambiental, o maior destruidor de floresta do mundo, o mais despreparado país para preservar a vida... Seriamos taxados de incompetentes e incapazes de preserva nossas riquezas naturais. Os centros de monitoramentos ambientais espalhados pelo mundo vêm alertando sobre o crescente e gradativo aumento da temperatura e difusas condições de intempéries, aumento de estiagem e da secas da vegetação que propicia ignição espontânea ou antrópica, fato confirmado em várias partes do mundo. Uma pergunta que não cala? Por que os norte-americanos não fizeram a prevenção?

Há uma enormidade de gringos xeretando a Amazônia legal Brasileira, afirmando serem grandes conhecedores do fogo florestal, dizendo que nos brasileiros queimamos as florestas aleatoriamente, que não temos conhecimento sobre o fenômeno fogo? E eles? Comendo cinzas, respirando fumaça e correndo do fogo? No Brasil consta um único sinistro com vida humana em 1963, no estado do Paraná, enquanto nos Estados Unidos todo ano vidas humanas são ceifadas em consequências dos incêndios florestais. Na década de 90, a Amazônia Legal Brasileira, registrou a maior pressão antrópica de sua historia, com intensa utilização dos recursos naturais, desmatar e queimar eram senso comum naquela década. Porém, graças à inteligência de cientistas, pesquisadores brasileiros e poderes constituídos, conseguimos criar leis, montar estratégia preventiva que perdura até os dias atuais, queira Deus que permaneça para sempre.

Hoje mais do que nunca atento me ao conselho do ex-ministro Gustavo Krauser, “aqui é Amazônia, e aqui nos temos que aprender fazendo”. Por isso acredito ser importante continuarmos fortalecendo ações macro de educação ambiental, capacitando recursos humanos, manejando recursos os naturais racionalmente para evitar impactos desnecessários e com isso não permitindo que tragédia previsível e evitável como as que ocorrem anualmente nos Estados Unidos, venha acontecer em nosso país, agir preventivamente é o melhor caminho. Mais uma vez os Estados Unidos mostra a seu povo e ao mundo que não souberam fazer a coisa certa, conforme afirma a própria porta voz do serviço florestal norte-americano Daianne Cahir, quando diz, “o fogo florestal avança rapidamente e sem controle sobre uma vegetação que há anos não vê fogo e nem manejo”. Pergunta-se, onde estão os especialistas norte-americanos em fogo florestal? Agora o mundo terá que respirar a fumaça do USA calado? Preservar a vida é assegurar sua continuidade na terra. Portanto, não sejamos displicentes, não é mesmo?
 

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114