Cuiabá | MT 29/03/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Quarta, 17 de outubro de 2012, 10h45

Dengue e falta de higiene: tudo misturado !

Romildo Gonçalves é Biólogo, Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito Ambiental em Fogo Florestal, Prof. pesquisador da Ufmt/Seduc. E-mail: romildogoncalves@hotmail.com

Parece brincadeira, mas é a pura verdade, entra ano sai ano a dengue continua avançando em mato grosso! Em 2012 o aumento foi de 336% no estado, infectando e matando gente em Cuiabá 10.484 casos notificados, Várgea Grande 2.951casos, Sinop 5.263casos, Rondonópolis 1.318casos, e, mas em Aripuanã, Sorriso, Tangara da Serra, Nortelândia, Colider registraram vitimas humanas, na pratica os 141 municípios mato-grossenses foram afetados por esta primitiva doença deixando a saúde pública em frangalhos.

Aliada à falta de higiene da população e desleixo dos poderes constituídos entra ano sai ano a coisa tá ficando cada vez mais feia, gestores vêm a público falam um monte de abobrinhas, culpam uns aos outros pela proliferação de insetos nas cidades, dizem que tudo isso é uma epidemia geral, mas que desta vez a questão vai ser resolvida...

Na prática toda essa falácia não passa de retórica descabida de mentira desavergonhada de enganação a população, na real o que se percebe é um falar demais e o fazer de menos, isso sim. Vê-se em tudo isso falta atitude séria, falta responsabilidade, falta de compromisso dos gestores públicos, e também da sociedade humana que pouco fazem para combater essa anti-higiênica questão, esse mal primitivo primário chamado dengue.

A final você sabe o que é dengue? Então ai vai! Dengue é uma doença febril, eruptiva, infecciosa, aguda, caracterizada por febre, dores musculares, causada por um vírus, transmitida por um mosquito denominado Aedes aegypti. O ovo da fêmea desse mosquito pode permanecer por até quatrocentos e cinqüenta dias em estado de latência na natureza antes de eclodir e dar origem a um novo ser. Dengue também pode significar melindre, derretimento, afeminação.

Porém no caso em questão sua evolução e proliferação na capital mato-grossense, e restante do estado, significa desleixo, falta de higiene, falta de educação, falta de respeito do cidadão com ele mesmo, e com seus pares por não cuidar do que é seu e respeitar o direito outrem. Falta de informação e responsabilidade do poder público que não faz a coisa certa na hora certa. Desorganização da sociedade humana por não respeitarem direitos e deveres a serem obedecidos coletivamente, e principalmente falta de politicas públicas sustentáveis! Por tudo isso é que ocorre uma questão tão vergonhosa e tão assustadora como essa.

Se todos, cidadãos, sociedade e poder público, cumprissem as regras do jogo com respeito e responsabilidade poderia viver muito melhor em comunidades, pois com praticas simples resolveríamos questões como, por exemplo, limpando praças e logradouros públicos, removendo água parada, fazendo controle fitossatário em ambiente que concentram focos de insetos, com certeza evitaríamos esse mal desnecessário.

No entanto o que se vê é total desrespeito com a vida na sua plenitude, não é mesmo? Aliás, parece que ainda não aprendemos a viver em sociedade! E mais será que vamos ver outra vez esse filme de terror e morte rondando Cuiabá... Nesse período chuvoso?

Penso sinceramente que atitudes individual e coletiva precisam ser tomadas urgentemente sobre o uso racional do meio ambiente, para evitarmos situações vexatórias, sem graça, vergonhosa e especialmente descabidas como as ocorridas em décadas anteriores voltem a recrudescer e perturbar a vida das pessoas gratuitamente.

Portanto senhoras e senhores mais uma vez afirmo se gestores públicos e sociedade seguirem preceitos legais contidos na legislação vigente, seguramente epidemia como a primitiva dengue não voltará infectar indiscriminadamente a sociedades mato-grossenses. Com efeito, esperamos que em 2013 o desleixo das autoridades gestoras não seja mais uma vergonha doentia, não é mesmo?


 

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114