Cuiabá | MT 29/03/2024
Arilson da Silva
E3ba89bf34ce07fdb128edeb6933af67
Quinta, 20 de novembro de 2014, 01h30

Consciência negra e a realidade dos negros do Brasil

O dia 21 de novembro representa a luta pela valorização dos negros e negras e reforça a bandeira da equidade na sociedade. Negar que existe desigualdade entre brancos e negros é ignorar dados que apontam as diferenças no mercado de trabalho. E exemplo disso está no II Censo da Diversidade realizado no setor do ramo financeiro neste ano: o resultado é alarmante.

Segundo o levantamento feito entre os bancários nos meses de março e maio de 2014, apenas 24,7% são negros nos bancos do Brasil. Se comparar a população negra com o índice de bancários negros, a discriminação fica mais evidente, uma vez que 51% da população brasileira é negra, conforme dados do IBGE.

Para se ter uma noção da diferença racial dentro dos bancos, observe ao ir a uma agência quantos negros trabalham na instituição ou se estão presentes na propaganda institucional espalhada nos banners e folders do banco, lembrando que mais da metade da população brasileira é negra.

Infelizmente, a realidade da inclusão e da igualdade está longe do que nós dos movimentos sociais sonhamos. A luta pela valorização dos negros deve ser defendida, e para isso, a data do dia 20 de novembro vem para enfatizar que do jeito que está não está certo, não está de acordo.

Políticas afirmativas, ações de valorização aliadas à bandeira da igualdade racial são pautas para o ano todo e, nesta data da consciência negra, nos faz reforçar o compromisso que cada um temos com a humanidade de sermos iguais e termos igualdade de oportunidade, o que infelizmente, não faz parte da nossa realidade no sistema financeiro, nos cargos de chefia das empresas privadas, na publicidade, no mercado de trabalho... Nossa luta continua!

Arilson da Silva é vereador do Partido dos Trabalhadores em Cuiabá, bancário e dirigente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso.
MAIS COLUNAS DE: Arilson da Silva

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114