Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Terça, 03 de setembro de 2013, 12h24

Inclusão digital e social

Depois das manifestações populares que tomaram as ruas pelos quatro cantos do país, uma das constatações foi a de que a internet é o canal de informação mais utilizado pelos jovens. Segundo recente pesquisa do Ibope, 92% deles navegam pelas redes sociais; 67% veem ou baixam vídeos e 75% expressam opiniões sobre assuntos gerais nas páginas da web. É, sem dúvida, a marca da nova geração.

A internet trouxe e continua trazendo novas formas de comunicação. Começou pelo e-mail, depois se popularizou com os comunicadores instantâneos, salas de bate-papo, redes sociais, blogs e não se sabe ao certo aonde pode chegar. De qualquer forma, a rede barateou a comunicação e encurtou as distâncias. O internauta de São Paulo não encontra dificuldade para contatar um amigo no Acre ou na Nova Zelândia. As empresas também tiveram um ganho substancial, já que podem realizar reuniões virtuais – também chamadas de conference call –, com participantes em qualquer parte do país e do mundo.

Dentro desse papel de facilitador da comunicação entre pessoas e povos, a internet consegue atingir os cantos mais longínquos, tornando as informações mais acessíveis e democráticas. Um exemplo são os cursos de educação à distância que o CIEE promove. Os números são impressionantes: já atingiram mais de dois milhões de matrículas, com alunos espalhados por todos os estados.

Os cursos à distância permitem que o estudante que esteja no interior da Amazônia possa realizar as mesmas atividades e ter o mesmo conteúdo programático que um jovem matriculado nos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse caso, a inclusão digital se faz muito necessária para combater um mal ainda mais perverso, que é a exclusão social. Quanto maior acesso à internet, mais informação e mais oportunidades a web oferece. No entanto, não basta estar conectado. É preciso usar a rede com responsabilidade, explorando o que ela tem de melhor: as portas abertas para o conhecimento. Com a web, a educação deixa de ser privilégio de poucos para se espalhar por espaços sem fronteiras e sem sotaques. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114