Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Sexta, 08 de novembro de 2013, 09h28

A Copa da tecnologia

 

A contagem regressiva marca menos de 250 dias para o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014. A partida de abertura será em São Paulo, envolvendo a seleção canarinho e uma equipe que só será definida após sorteio, em dezembro, na Costa do Sauípe/BA. A construção de estádios, as obras para melhoria da circulação urbana, a ampliação dos aeroportos e da rede hoteleira têm influência para o sucesso do megaevento. Mas os milhões de torcedores que acompanharão as imagens da Copa dependerão, fundamentalmente, da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI). Além das transmissões em alta definição para os cinco continentes, a rede precisa suportar a transferência de um grande volume de dados dos dispositivos móveis – laptops, tablets e smartphones. E ainda precisará ter capacidade para enfrentar os picos de acesso simultâneo, principalmente durante as partidas.

A área de TI ganhou relevância nos últimos anos com o desenvolvimento tecnológico e de inovação. Segundo o IDC (Internacional Data Corporation) foram vendidos, só no primeiro trimestre deste ano, 216,2 milhões de aparelhos smartphones em todo mundo – 51% do total já comercializado no Brasil. São números que impressionam e exigem cada vez mais profissionais qualificados para lidar com as novas demandas mundiais.

São muitas as empresas brasileiras que reclamam da falta de mão de obra especializada nessa área. Segundo pesquisas do setor, até o ano que vem, o país precisaria formar cerca de 90 mil profissionais, mas apenas 35 mil devem entrar no mercado. E para complicar, as taxas de evasão são altas: 60% dos alunos da graduação não conseguem se formar. A maioria dos cursos de TI provém do ensino privado, o que facilita a evasão por causa do aspecto financeiro. Para suprir essa carência, o CIEE – instituição filantrópica com quase 50 anos atuando na inserção do jovem no mercado de trabalho – oferece gratuitamente cursos de TI com a parceria de empresas como Cisco e Impacta em sua sede em São Paulo. No programa CIEE de Educação à Distância, alguns cursos gratuitos contemplam os primeiros passos para quem quer se desenvolver na área como o Excel, Acess, Flash, Fundamentos de Rede e o Pacote Office. Os cursos podem ser acessados pelo site www.ciee.org.br . 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114