Cuiabá | MT 18/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Terça, 05 de julho de 2011, 10h56

Vantagens dos cursos técnicos

os cursos técnicos e profissionalizantes são ótimas credenciais para abrir portas no mercado de trabalho. Os jovens são formados em cursos, cujo conteúdo é voltado para as principais demandas das empresas, o que facilita a inserção no mercado. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) comprova essa realidade: candidatos com cursos técnicos possuem 48% mais chance de conseguir um emprego no Brasil. Com carteira assinada, esse índice é de 38%.

 

O ensino técnico é uma excelente oportunidade para o Brasil tentar resolver seus problemas de mão de obra qualificada. Estudos já demonstraram que o país pode sofrer com um apagão de profissionais especializados em alguns setores, como a engenharia e a tecnologia da informação.

 

Essa grande demanda acontece, principalmente, pelas perspectivas positivas de crescimento econômico para este ano, em torno de 7%, e para os anos subseqüentes, em torno de 5%, segundo economistas. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, com 150 grandes empresas, mostrou que 67% delas já encontram dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. É por isso que o poder público deve investir nas escolas técnicas.

 

Mas o Brasil ainda engatinha nessa questão. Apenas 10% dos alunos do ensino médio fazem cursos profissionalizantes, quando o ideal, segundo especialistas, seria um percentual de 30%. Na Alemanha, por exemplo, país que lidera os índices de tecnologia na Europa, 70% dos alunos do ensino médio fazem cursos técnicos. Na América do Sul, a Argentina e o Chile também estão à nossa frente nesse quesito.

 

Somado a essa formação, o estágio ganha nova dimensão, reforçando sua eficiência como modalidade de capação de futuros profissionais. Nessa fase, os estudantes vão ter contato com a prática profissional e ser treinado para determinadas funções, o que não só recheia seu currículo e sua formação, como facilita sua inserção no mercado de trabalho.

 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114