Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Segunda, 11 de julho de 2011, 11h13

A hora é agora

 

Hoje não deixaremos ninguém de fora: há valiosas dicas para os jovens interessados em serem contratados como estagiários e também a empresários que procuram novos talentos para seus quadros. Isso porque entre junho e agosto se abre a primeira grande temporada de contratação de estagiários – a segunda ocorre na virada do ano. É quando os candidatos se beneficiam do crescimento da oferta de vagas provocado por uma confluência de fatores, como o vencimento de contratos e a formatura de estudantes que não podem mais permanecer estagiando, por força da lei. Trata-se da chamada sazonalidade que, neste ano, provoca a abertura de 15 mil oportunidades, número 50% superior ao registrado no mesmo período de 2010, muito provavelmente em decorrência da percepção, entre as empresas, da importância de recrutar e formar novos talentos para fazer frente ao atual apagão de mão de obra qualificada.

Entretanto, melhor aproveitará a fartura de oportunidades o estudante mais bem preparado para os concorridos processos seletivos do meio ano que, muitas vezes, atraem mais candidatos por vagas do que alguns vestibulares badalados. Uma dica é dedicar-se a cursos extracurriculares que, além de turbinar currículos, aprimoram o desempenho nos processos seletivos e o rendimento durante o estágio. O CIEE, por exemplo, oferece 31 opções de cursos e oficinas gratuitas presenciais e à distância pelo site www.ciee.org.br. Há opções que reforçam aspectos comportamentais e outros voltados a conhecimentos técnicos. No primeiro grupo estão cursos sobre administração do tempo e atitude empreendedora, entre outras. No segundo, aulas de introdução ao pacote Office e métodos de técnica e pesquisa.

Esse esforço adicional de capacitação é justamente o que deve inspirar os gestores de recursos humanos a ampliar o recrutamento de novos talentos. Os jovens estão aprimorando suas competências e atualizando cadastros, o que aumenta a variedade de perfis à disposição dos recrutadores e reduz a margem de erro na hora da seleção. Além disso, contratar os estagiários neste momento pode reforçar o diferencial competitivo das empresas quando o mercado esquentar em dezembro. Daqui até lá, serão seis meses de treinamento de jovens colaboradores que trazem as novidades do mundo acadêmico para a realidade produtiva: os clientes certamente sentirão diferença no atendimento ou na qualidade final do produto e serviços ofertados. Pois, segundo pesquisa do instituto TNS InterScience, apontou que a média de efetivação dos estagiários gira em torno dos 64%. Ou seja, é bastante expressivo o aproveitamento dos estudantes que recebem o treinamento prático, confirmando a importância dessa modalidade de recrutamento e capacitação tanto para os estudantes quanto para as empresas. 

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114