Cuiabá | MT 19/03/2024
Luiz Gonzaga Bertelli
1d67c7fcc4fc9af43b355fb1c71720ac
Segunda, 27 de maio de 2013, 09h21

Carreiras valorizadas

Um grande número de novas carreiras surge a cada ano, em decorrência da complexidade do mercado de trabalho e da própria evolução da sociedade. Algumas profissões tradicionais podem entrar em declínio e outras novas tornarem-se as carreiras da moda. Por causa dessa variação e da quantidade enorme de opções, boa parte dos jovens carregam muitas dúvidas sobre qual profissão devem seguir. Uma boa dica é analisar seu próprio perfil, imaginar-se desenvolvendo atividades naquelas profissões em que existe maior finalidade e, sempre, analisar o mercado.
Atualmente, uma das profissões mais valorizadas no país é a engenharia. Segundo especialistas, existe um déficit grande de engenheiros para uma nação que precisa ainda de muitos investimentos na área de infraestrutura. No entanto, nem sempre foi assim. Nos anos 80 e 90, com a estagnação econômica, a engenharia ficou em baixa no mercado. Muitos profissionais perderam seus empregos e foram deslocados para outras áreas como a financeira. Hoje a situação é bem diferente. A necessidade dessa mão de obra qualificada reflete-se nas boas ofertas de trabalho. Quem faz estágio na área, sai na frente e, praticamente, assegura o desenvolvimento na carreira.
Outras áreas em alta, como a tecnologia da informação e comunicação, acusam falta de mão de obra capacitada, um sinal de carreira promissora, visto a importância do setor tecnológico para o desenvolvimento do país. Nesse bojo, podemos também encontrar as carreiras ligadas à biotecnologia.
Campo de atuação muito aquecido e também com previsões otimistas para os próximos anos são as áreas de turismo, gastronomia, hotelaria, esporte e lazer. Movidas pelos investimentos gigantescos proporcionados pelos eventos esportivos – Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada –, o setor promete abrir ainda muitas vagas de emprego. O leque de profissões em alta traz ainda aquelas ligadas ao pré-sal, como mineração, petróleo e gás, que despontam como fundamentais para uma demanda já existente no tocante à produção de energia.
Como se pode ver, as opções são muitas, mas o fundamental é que o jovem busque, no amplo cardápio, sua área de afinidade, o que tornará mais fácil o alcance do sucesso profissional.  

Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e diretor da Fiesp
MAIS COLUNAS DE: Luiz Gonzaga Bertelli

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114