Cuiabá | MT 28/03/2024
Rui Prado
2773cb08f8516acfcf10fe6f78c0b0fb
Sexta, 04 de abril de 2014, 16h13

Senar-MT completa maioridade

 

 

Neste sete de abril o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) completa 21 anos. Em 1993, em seus primeiros 12 meses de vida, a instituição realizou 31 eventos educacionais, capacitando 413 pessoas em nove municípios mato-grossenses. Há exatos 21 anos, Mato Grosso também começava sua caminhada rumo aos recordes de produção.

 

Nestes 21 anos crescemos e evoluímos juntos: Senar-MT e Estado. Neste período, Mato Grosso conquistou o titulo de maior produtor de grãos e o de destaque em várias cadeias produtivas como a da suinocultura, avicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e várias outras. Também somos referência em outras áreas e recebemos frequentemente profissionais de outros Estados e países interessando em aprender como se faz para melhorar a produção e a produtividade.

 

O Senar-MT evoluiu junto com o Estado levando qualificação, capacitação e contribuindo para melhorar a produção e a produtividade de várias cadeias produtivas. Ao completar 21 anos a instituição já fez 38.256 eventos educacionais e já realizou 685.819 atendimentos.

 

Com a maioridade, o Senar-MT também comemora um crescimento de 76% em sua equipe de técnicos e profissionais. Mas não é só isso, nos últimos anos houve um aumento expressivo no número de eventos oferecidos gratuitamente. Ao todo são 17 programas especiais e mais de 160 treinamentos que qualificam e capacitam mão de obra para 14 cadeias produtivas.

 

Para o Senar-MT a maioridade veio acompanhada da responsabilidade de solucionar um dos principais gargalos do setor do agronegócio que é falta da mão de obra qualificada. Até 2020, o setor da suinocultura e da avicultura devem crescer em média 180% cada um. Já para as lavouras de soja e milho existe a perspectiva de um crescimento de 49%.

 

Para atender a demanda que esse desenvolvimento vai gerar temos que preparar os profissionais com rapidez e a qualidade que o setor exige. Não é uma tarefa fácil, mas é o principal desafio que o Senar-MT tem para os próximos anos.

 

Todas estas conquistas ao longo destes 21 anos só foram possíveis porque podemos contar com a parceria dos 87 sindicatos rurais, prefeituras, empresas públicas e privadas e diversos outros.

 

Depois da maioridade um novo ciclo se inicia e junto com os parceiros vamos continuar realizando uma das mais belas missões do Senar-MT que é a de levar conhecimento para quem precisa. E é quando chegamos no campo, nossa sala de aula, que percebemos o quanto a instituição contribuiu para transformar vidas nestes 21 anos.

 

O Senar-MT faz parte da história daqueles que realizaram o sonho da casa própria depois que se capacitaram em algum dos nossos treinamentos. Também vimos homens que depois de passar por um de nossos cursos trocaram a cidade pelo campo e melhoram a qualidade de vida da família. Porém o que mais me emociona são as histórias daqueles que não sabiam ler e nem escrever, mas depois do curso de Educação de Jovens e Adultos viraram o jogo da vida e se destacaram como profissionais.

 

Nestes 21 anos a família Senar-MT viveu e construiu muitas coisas junto com o homem do campo e para o trabalhador rural. São muitas história de vida que nos deixam orgulhosos. A maioridade para o Senar-MT significa ainda mais responsabilidade. Começamos um novo ciclo com muitos desafios que pretendemos vencer com a mesma dedicação de sempre.

 

Rui Prado é produtor rural e presidente do Sistema Famato (ruiprado@famato.org.br)
MAIS COLUNAS DE: Rui Prado

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114