Cuiabá | MT 28/03/2024
Ernani Caporossi
7d8bea788d95e191377c0c25ea36fb0b
Quarta, 19 de março de 2014, 10h25

Dia Mundial da Saúde Bucal

Comemora-se nesta quinta-feira, 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal. Embora seja o país a concentrar o maior número cirurgiões-dentistas no mundo, com cerca de 254 mil profissionais, o Brasil registra em sua contabilidade social um saldo negativo, quando se trata de saúde bucal – 56% das crianças brasileiras com até 12 anos têm cárie.

 

Estes indicadores já foram piores. Entre 2003 e 2010, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, comparados pelo Ministério da Saúde, houve uma redução de 13% da incidência da cárie nesta faixa etária, enquanto a média dentes atacados pela mesma doença caiu de 2,8 para 2,1.

 

Isto é, neste período o Brasil saiu da condição de média prevalência (2,7 a 4,4 dentes cariados por pessoa) para a de baixa prevalência (1,2 a 2,6).

 

Embora a média brasileira de dentes cariados seja superior à mundial (entre 188 países analisados), na América do Sul, apenas a média da Venezuela é semelhante à nossa. Bolívia (4,7), Peru (3,7), Argentina (3,4), Paraguai (2,8) e Colômbia (2,3) estão em pior situação que o Brasil.

 

Em termos globais, 40% da população mundial não têm nenhum acesso a tratamento dentário e, dependendo da região, até 90% das crianças em idade escolar sofrem de cárie. No continente africano, há apenas um cirurgião-dentista para cada 150 mil pessoas, enquanto em um de seus países, a Etópia, esta proporção aumenta assustadoramente – um profissional para cada um milhão.

 

Para conscientizar governos, comunidades e famílias a tomarem medidas para reduzir a incidência de doenças bucais, foi instituído em 2007, pela Federação Dentária Internacional, o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data inicial escolhida foi 12 de setembro. Mais tarde, porém, foi alterada para 20 de março.

A intenção é lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas.

Além de um dia mundial, o Brasil tem outra oportunidade para refletir, além de instituir políticas públicas, sobre o tema: o Dia Nacional da Saúde Bucal, instituído em 2002 e comemorado em 25 de outubro.

Em verdade, foi a partir deste momento que o Brasil deixou a condição de média prevalência para baixa prevalência da cárie, mostrando que ações preventivas podem contribuir para que a pessoa atinja a fase adulta sem cárie. A visita periódica ao dentista, por exemplo, pode reduzir em quase 70% da incidência da doença crianças na faixa etária de até três anos de idade.

Além da visita periódica a um profissional e dos cuidados com a higiene bucal (escovação após as refeições, uso de fio dental, limpeza da língua e das bochechas), manter uma alimentação saudável e controlar o consumo de açúcar são fundamentais para que tanto a criança quanto o adulto continuem com uma excelente saúde bucal.

Se para adultos, bastam duas visitas anuais, para as crianças recomenda-se o dobro. A visita é também uma oportunidade para que os pais sejam orientados quanto aos hábitos corretos de higiene bucal, tanto para eles quanto para seus filhos, incluindo bebês.

Este o caminho para que o mundo possa escancarar seus sorrisos e que a vida seja melhor para todos. 

Ernani Caporossi, especialista em dentística restauradora e prótese dental e MBA em Gestão em Saúde, é membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBOE) e da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSS). Há 30 anos atende em Cuiabá.
MAIS COLUNAS DE: Ernani Caporossi

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114