Cuiabá | MT 25/04/2024
João Pedro Valente
B0698cb9c6142db8cf687cf408d29c2e
Quinta, 20 de março de 2014, 13h51

Evento diversificará economia em MT

A realização do XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura em agosto deste ano em Cuiabá, realizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), da qual sou representante em Mato Grosso, deve estimular uma diversificação da economia no Estado trazendo conhecimento, tecnologias e incentivos que possibilitem investimentos na produção de frutas.

A fruticultura é um setor com poucos investimentos em Mato Grosso. A realização deste evento será importante pelo momento que o Estado atravessa de crescimento, desenvolvimento, ainda muito baseado na produção de em larga escala de algodão, grãos e carne bovina.

A fruticultura é sem dúvida nenhuma uma das grande potencialidades que Mato Grosso pode explorar. Acredito que deverá não somente ampliar como também diversificar a atividade agrícola no Estado. Nossa economia não pode ficar dependendo somente da produção comodities. É claro que precisamos expandir as produção em todas as áreas e introduzir a industrialização, mas nós temos potencial para produção de frutas visando abastecer principalmente o mercado interno e também exportação.

O evento também fomentará assuntos como: financiamento adequado e valores condizentes com as particularidades das culturas frutícolas. Acreditamos que o estado precisa acordar. Não só os gestores estaduais, mas também os gestores municipais, pois o evento acontece em um momento em que estará sendo definidos os orçamentos municipais, ainda há tempo de inserir na previsão orçamentária investimentos para esse setor. Principalmente nas pequenas propriedades em assistência e logística para produção, e escoamento da produção in natura e processada.

Esperamos reunir ao menos 1,5 mil pessoas em Cuiabá para tratar de temas ligados à Fruticultura. É importante ressaltar que Mato Grosso não possui uma estatística atualizada da produção. Apenas nos contentamos em dizer que produzimos pouco. Mas temos conhecimento da produção de banana, uva, citros, jaboticaba, melão, mamão, abacaxi, entre outras. Também será um momento para mapearmos os gargalos que impedem a expansão delas sendo que atualmente 150 mil famílias são de pequenos produtores e precisam melhorar sua renda e, a fruticultura é uma alternativa.

O XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura também deve chamar a atenção para uma política de assistência técnica exclusiva para motivar a fruticultura a exemplo dos incentivos das cadeias produtivas de leite e da piscicultura que tiveram incentivos específicos nos últimos anos em Mato Grosso.


Todos estão convidados a participar de 24 a 28 de agosto no Centro de Eventos do Pantanal. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fruticultura2014.com.br, onde também é possível conferir a programação completa do evento, currículo dos palestrantes e debatedores, a ficha dos expositores, pacotes de hospedagem e de turismo.

O XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, terá como tema central FRUTICULTURA: Oportunidades e Desafios para o Brasil, será realizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea-MT, o Governo do Estado de Mato Grosso e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. 

João Pedro Valente é engenheiro agrônomo, conselheiro do Crea-MT, professor da UFMT e representante da SBF no estado

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114