Cuiabá | MT 16/04/2024
João Dias
7ca835f510b72ba433c3c54fb4c347d9
Sexta, 28 de março de 2014, 15h02

Uma história de realizações

No dia 29.03.1951 foi constituída a Sociedade Matogrossense dos Engenheiros Agrônomos. No ano de 1967, transformou-se em Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (AEAMT).

A AEAMT nasceu da importância da participação dos engenheiros agrônomos no desenvolvimento agrícola no Estado de Mato Grosso, que foi e, é muita signicativa, seja nos órgãos de pesquisa, empresas de consultoria, empresas multinacionais e extensão rural, lutou tenazmente para fundar o Centro de Ciências Agrárias na UFMT em 1974. E assim, surgiu a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEVZ). Diuturnamente, este prossional labuta de diversas formas para o desenvolvimento da matriz produtiva dentro de nosso Estado.

A importância desses prossionais no desenvolvimento econômico do Estado consta na Moção de Congratulação, que rotula as ações da AEAMT na contribuição do desenvolvimento agrícola no Estado, que se tornou num dos maiores produtores de grãos do País.
Recentemente, a Assembleia Legislativa deMato Grosso concedeu Moção de Congratulação à AEAMT pela realização do 1º Fórum de

Discussão sobre o Canal do Manso do Perímetro Irrigado da Baixada Cuiabana.

A AEAMT foi declarada de utilidade pública por meio da Lei n.º 2862, de 18 de outubro de 1968 . É cediço que, o título de Utilidade Pública garante às entidades, associações civis e fundações, o reconhecimento como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade. Somente as entidades legalmente constituídas no Brasil podem obter o título de Utilidade Pública. As exigências incluem a necessidade de funcionamento da instituição, sem a remuneração dos seus dirigentes e a promoção de atividades compatíveis com o Título. Na atual gestão da AEAMT são destaques, a realização do CBA 2013, O Baile do Agrônomo e os cursos para a capacitação e qualicação dos prossionais.

É neste contexto, que no dia 29 de março do ano corrente que a AEAMT completa 63 (sessenta e três) anos de fundação, com uma trajetória marcada por iniciativas enérgicas e eficazes com realizações de projetos, muitas vezes ousados diante das necessidades dos prossionais da classe agronômica que atuam no Estado de Mato Grosso, bem como por inúmeras ações em defesa dos Engenheiros Agrônomos nos diversos setores seja público e privado.

A AEAMT mostra capacidade, representatividade e razão de sua existência destinada às causas prossionais e sociais daqueles que escolheram a agronomia como fonte de renda e realização prossional. Com muito zelo, a entidade procura aprontar mudanças e contribuições pela melhoria da atividade e funções dos agrônomos mato-grossenses. Isso porque, grande parte dos demais setores tem ligação direta e indireta com a agronomia. Neste contexto, a AEAMT tornou-se referência para o Engenheiro Agrônomo em serviços prestados na valorização e defesa do exercício prossional e no reconhecimento da sociedade mato-grossense.

Conforme determinação estatutária, a AEAMT vem deixando o terreno da teoria para a prática de serviços que possam atender as demandas dos prossionais no campo e na área urbana. A instituição AEAMT se firma nas ações proativas colocando os agrônomos no rumo das conquistas certas. Assim, a AEAMT em todo o tempo traz a tona ações relevantes à categoria e a sociedade. 

João Dias é engenheiro agrônomo, Presidente da AEAMT, Conselheiro do CREAMT, e especialista em Mercado Commodities Agropecuária pela ? USP.

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114