Cuiabá | MT 28/03/2024
Mauro Mendes
B74f6ed562923ae67099e0c160e34ce5
Sexta, 08 de abril de 2016, 07h51

Cuiabá melhor

O trabalho de preparação que fizemos nos dois primeiros anos da atual gestão (em 2013 e 2014) mostra seus resultados desde o ano passado. Iniciamos um grande processo de entrega de obras e serviços à cidade quemelhoraram a vida dos nossos cidadãos.

Em 2015, entregamos 90 obras e ações relevantes. Já este ano, iniciamos neste mês de abril, durante as comemorações do aniversário de 297 anos de fundação de Cuiabá, mais de 100 importantes equipamentos púbicos aos nossos munícipes. E esta colheita não vai parar por aí, porque ainda temos outro tanto de obras e serviços para serem entregues até o final do ano.

Quero destacar, todavia, algumas destas entregas na área da saúde, a mais sensível de toda a administração pública atualmente em todo o país. Estamos ampliando de maneira revolucionária nossa rede de atendimento, com destaque para as obras do novo Hospital e Pronto Socorro Municipal, em parceria com o Governo do Estado, e da entrada em operação da UPA Norte (Morada do Ouro), além da entrega, nos próximos dias, da UPA Sul (Pascoal Ramos) e da construção da UPA Oeste (Verdão).

Também vamos entregar nos próximos dias a Ala Pediátrica do atual Pronto Socorro Municipal, há muito cobrada e esperada, e temos muita satisfação de ter aberto o primeiro hospital público de Cuiabá em mais de 30 anos. O São Benedito, em menos de um ano de funcionamento, já se tornou uma referência estadual de unidade hospitalar cirúrgica voltada para a média e alta complexidade, já tendo realizado perto de dois mil procedimentos nas especialidades de ortopedia e neurologia. E, o mais importante, a um custo ínfimo, se comparado aos gastos despendidos com as famigeradas liminares judiciais – estas, um verdadeiro escândalo nacional.

Já na área de educação, estamos entregando o maior pacote de obras de ampliação da rede física da história de Cuiabá. São 56 unidades novas ou totalmente revitalizadas com um padrão superior de qualidade, ampliando vagas e dando o máximo conforto aos nossos alunos.

Embora o espaço não comporte um aprofundamento, tenho que citar ainda melhorias que promovemos nas áreas de regularização fundiária, habitação, infraestrutura urbana - com mais de 250 quilômetros de asfalto novo já entregues e outros 300 km de recapeamento -, paisagismo e urbanismo, mobilidade urbana, iluminação pública e ações de apoio à segurança pública, inclusive no combate à indústria do grilo profissional, entre tantas outras.

Talvez a mais importante melhoria que realizamos na prefeitura de Cuiabá neste período não seja tão facilmente percebida, mas que garantiu todos os resultados já citados: a modernização da gestão pública e a mudança de conceitos. A começar pelo controle interno rigoroso da administração, eliminando desperdícios, cortando gastos supérfluos, combatendo a corrupção, modernizando processos, promovendo a transparência, entre outros.

Tudo isso resultou no corte de gastos com a burocracia para garantir o aumento de investimentos. Portanto, transparência e eficiência administração são legados da nossa gestão.

Tenho consciência de que ainda há muito a ser feito, porque os desafios de Cuiabá são estruturais e históricos. Porém, valorizar as conquistas já consolidadas é importante para renovar nossa esperança de que é possível vencer tais desafios se cada gestor se dedicar a superá-los no seu tempo, na sua época, até que chegue o dia em que teremos vencido todos eles.

Parabéns Cuiabá pelos 297 anos. Tenho certeza que cada cidadão cuiabano tem muito a comemorar, porque todos nós temos hoje uma cidade muito melhor para se viver.

Mauro Mendes, natural de Anápolis, estado de Goiás, é empresário em Mato Grosso, foi presidente da Federação das Indústrias, foi prefeito de Cuiabá (2013-2016) foi eleito governador do Estado de Mato Grosso para o mandato de 01-01-2019 a 31-12-2022 e reeleito com 68,45% dos votos.
MAIS COLUNAS DE: Mauro Mendes

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114