Cuiabá | MT 23/04/2024
José Aparecido dos Santos
Be350a87d45ea730c88233146b40f2cd
Terça, 05 de maio de 2015, 11h01

Tercerização = Interiorização = Industrialização

Discutir se a terceirização será ou não benéfica é querer evitar o que mundo já conhece há várias décadas.

Por onde se passa, seja em qual parte do Mundo for mesmo aquelas que como nós Brasil é tido como subdesenvolvidas, não se fala mais em terceirização, que dirá em grandes economias como a Americana.

Falo com a experiência vivida de um empresário do interior de Mato Grosso que para chegar a aonde cheguei tive que enfrentar toda a sorte de obstáculos e de necessidades muitas vezes atrapalhada por ações de partidos políticos que sob a égide da defesa do trabalhador não quer nem sentar e discutir inovações que já deram certo em outros locais do Planeta e por que não daria aqui?

Ser contra a terceirização é desconhecer todos os avanços construídos nas revoluções industriais e dar razão a lutas partidárias, que tem indiscutivelmente seu valor, mas estão longe de representarem os trabalhadores, de terem gerado empregos ou mudado a situação de uma Nação inteira.

É utopia, mentira querer taxar a terceirização e responsabilizá-la pelo fechamento de vagas de trabalho ou de desconhecer que a lei continuará vendo muito além da realidade, tudo para resguardar os direitos dos trabalhadores e os deveres dos empregadores.

Grandes empresas de sucesso mundial como a Apple e a Nike têm espalhados pelo Mundo serviços terceirizados de suas produções mais importantes e que estão em todos os lugares, ou alguém conhece algum lugar onde não existam celulares, computadores, tênis, roupas esportivas, bolas, traves, raquetes e por ai vai indo.

Já tive oportunidade de suceder em dois momentos no Senado da República, o mandato do senador Blairo Maggi, empresário de sucesso e sempre defendi e vou continuar defendendo que certas decisões não deveriam ser adotadas por congressistas, mas sim pela sociedade, cabendo ao senador e ao deputado federal convencer o cidadão de que a proposta A ou a proposta B seriam a melhor para o Brasil como um todo.

Seja por consulta plebiscitária ou referendo, questões como a terceirização deveria ser amplamente discutida, mas de forma rápida para que o cidadão conhecesse a realidade dos fatos, que são facilmente demonstrados com os exemplos que existem no Mundo.

Quando defendo a terceirização, é porque sei que em nenhum momento o direito do trabalhador vai estar em risco, até porque como empresário não posso deixar de contar com a mão de obra especializada, pois ela representa boa parte do meu negócio e consequentemente se tenho bons trabalhadores, tenho melhor produto para ser colocada a venda e consumido pelas pessoas.

A terceirização é algo que já não provoca mais discussões em boa parte dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, então não podemos ser nós que vamos ficar aqui debatendo, o que todos sabem que será essencial para o amanhã, para interiorizar a industrialização que fica centrada nos grandes centros como as regiões Sul e Sudeste, criando no resto do país condições adversas e obrigado a maioria dos brasileiros ir a busca do sonhado sucesso nos grandes centros, tornando a mão de obra excessiva e provocando desvalorização salarial.

Basta ver que todos apontam para a produção agrícola de Mato Grosso, para o desenvolvimento do Norte e até mesmo para o Nordeste do Brasil, onde se tem produção de frutas destinadas a exportação para se saber que indiretamente essas regiões foram aquinhoadas com serviço terceirizado e nem por isso as pessoas perderam seus direitos.

O futuro está no Brasil por inteiro, mas com as mesmas oportunidades para todos indistintamente. Porque o pequeno produtor agrícola não pode se tornar um grande produtor e gerar emprego e renda mesmo que terceirizado?

Estamos, como brasileiros tendo a oportunidade de marchar por caminhos que outros marcharam e que deu certo então é hora de acreditar, tornar este fato realidade e ver que o Brasil não pode mais ser uma Nação fragmentada por regiões mais desenvolvidas, com outras menos desenvolvidas e algumas sem nenhum desenvolvimento.

A terceirização é igual a interiorização que é igual a industrialização e vou mais além é o mesmo que igualdade para todos. 

José Aparecido dos Santos é empresário em Mato Grosso e suplente de senador

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114