Cuiabá | MT 29/03/2024
Márcia Bezerra
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Sexta, 30 de dezembro de 2016, 07h19

Conectados no funcionário da aprendizagem

No processo de ensino e aprendizagem muito se fala sobre a importância do professor, que de fato é essencial para o aprendizado. Porém, são raras as discussões sobre os funcionários que atuam no ambiente escolar, mesmo sua inclusão nesse processo sendo garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde 2003. Mais do que simples coadjuvantes, esses profissionais são de suma relevância para que o aluno tenha um bom desempenho.

Há 13 anos, o artigo 61 da LDB foi alterado através de um projeto de lei e os funcionários foram incluídos nas categorias que integram os profissionais da educação. No entanto, para além da inclusão garantida por lei, é necessário incluir de fato esses profissionais na educação, pois a sua participação faz diferença nos resultados obtidos pelos alunos.

Na Escola Chave do Saber (ECSA), os alunos são recebidos com cuidado pelos nossos funcionários Cláudio, Josué e Lenize. Eles sabem o nome de todos os estudantes e são responsáveis pela recepção humanizada e acolhedora que é marca registrada nesses 30 anos da nossa escola. Eles são o primeiro exemplo que o aluno vai ter sobre como funciona os princípios da escola e esta intenção e envolvimento é uma função muito importante.

Ainda usando o exemplo do “seo” Cláudio, “seo” Josué e da “dona” Lenize, trio responsável pelas entradas e saídas, eles são responsáveis por fazer os alunos entenderem que a nossa metodologia prioriza que cada um seja visto individualmente e que prezamos por um ensino diferenciado, que valoriza as interações humanas. Esses três funcionários, assim como todo o nosso corpo administrativo, são parte vital do processo que acontece dentro das nossas dependências e que tem nos trazido excelentes resultados.

Acreditamos que a educação é formada por um conjunto de fatores. Os conteúdos curriculares são parcela fundamental nesse conjunto, porém, incluímos no processo de aprendizagem valores e formas de se relacionar em sociedade como conteúdo diário e que pode ser aprendido com todos que atuam dentro da escola, não apenas os professores. Porque, através da convivência, aprendemos a dividir, a resolver os conflitos, a ter empatia e, especialmente, que o ser humano é social e precisa dos outros para sobreviver.

Não podemos esquecer também da parte prática que envolve os funcionários como ambientes limpos e organizados, ou o lanche saudável preparado pela cantina, assim como a organização da documentação dos alunos, o atendimento aos pais e administração da entrada e saída dos estudantes, além das inúmeras outras atividades necessárias para o funcionamento de uma escola.

Por estes motivos, na ECSA a valorização dos funcionários integra a nossa política assim como ouví-los para saber como melhorar a nossa atuação. Em setembro realizamos o “Apaixonados por Educação”, um momento de troca de experiências e sugestões das pessoas que estão em contato direto com alunos e pais. Esses momentos são vitais para continuarmos aperfeiçoando o trabalho que fazemos.

Márcia Bezerra é psicopedagoga com 30 anos de dedidação à educação.

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