Cuiabá | MT 19/03/2024
Fernando Parracho
Ed24d7f609ab9ec2701b5b58e8c19f87
Segunda, 21 de abril de 2014, 10h23

Triste traste

A tristeza é, ao longo do tempo, motor e matriz de muitas obras de arte. Na nossa música, é musa de muitos sambas, de muitas canções. A bossa nova imortalizou este sentimento a partir de composições que se referiam a ele com uma certa nobreza, um ar de respeito, quase veneração. Um mal necessário. Já que é inevitável ficar triste, que seja fonte de criação, de fazer nascer outros sentimentos a partir da tristeza. Não existe tristeza que sempre dure, pois a felicidade pode estar à espreita!

"A tristeza é senhora, desde que o samba é samba é assim...", disse Caetano Veloso na canção entoada com Gilberto Gil, no disco Tropicália 2. Só pra citar um exemplo, porque são muitos. Agora, o mesmo Caetano alicerça na tristeza uma marchinha sutil, quase cantiga de ninar, em que trata deste tema com uma delicadeza, uma sutileza, uma tristeza (sic) devastadoras. "o meu lábio não diz, o meu gesto não faz, sinto o peito vazio e ainda assim farto...!" Não me pergunte porque disso agora. Ou se é assim que me sinto. Ou se existe motivo. A tristeza, às vezes, dispensa motivos. Ela apenas acontece, surge quem sabe de onde, do nada, sem nada, de um antes, de algo que ainda virá e a gente apenas pressente.

www.youtube.com/watch

Fernando Parracho é do jornalista, repórter da RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná e blogueiro [ http://fernandoparracho.com/ ]
MAIS COLUNAS DE: Fernando Parracho

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114