Cuiabá | MT 20/04/2024
Romildo Gonçalves
F07a3d3f5a04b889a49aed648a10b031
Domingo, 21 de setembro de 2014, 15h47

21 de Setembro: Dia da Vida

Dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Será nossa mantenedora está sendo bem tratada? Bem cuidada, como merece? Tudo que se refere ao reino animal se encontra literalmente dependente de matéria orgânica para viver. Sem a participação, integração e inteiração com o reino vegetal a vida não existiria, essa é a lógica da vida!

Será que nós seres humanos estamos tratando, cuidando e respeitando esse importante e fundamental ser vivo como ele merece? Divulgar, difundir, disseminar ensinamentos sobre a preservação e conservação da flora brasileira, fomentando práticas sustentáveis de manejo dos recursos naturais é um importante passo para o bem estar da coletividade e da continuidade da vida.

Para comemorar, sensibilizar, conscientizar o povo brasileiro, oficializou-se em 1965 o dia 21 de setembro como o dia nacional da árvore. Nesse dia festeja-se em todo território nacional um novo ciclo para o meio ambiente e para a vida. De acordo om o decreto federal n. 55.795, nesse dia a sociedade brasileira deve manifestar a importância de preservar, conservar e manejar racionalmente a flora brasileira como mantenedora da vida.

Em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas brasileira a data de dia 21 de setembro foi escolhida também pela chegada da primavera no país. Antes desta escolha, comemorava-se o dia da árvore se dá em todo território nacional, na última semana de março com a chamada festa Anual das Árvores. Em virtude da chegada da primavera, o dia da árvore ganhou especial contorno para renovação da vida no país inteiro.

Como se sabe com a chegada da primavera, campos e cidades ficam mais coloridos com flores cintilando nas paisagens naturais e exóticas, nas ruas, nas calças, em bulevares... Ficam mais alegres, mais visíveis, mais humanas, mais românticas, inebriando de cores, cheiros, perfumes, sabores... Onde a vida nasce e perpetua com mais facilidade.

Afinal o que são arvores? As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes... São elas que nos permitem a pureza do ar que respiramos, do fruto que nos alimenta para continuidade da vida, dos remédios que cura nossos males, da madeira que constrói nossas casas, dos nossos mobiliários, da matéria prima para fabricação do papel... Então vamos respeitá-las amá-las, com mais responsabilidade?

Para nós botânicos, as árvores são na sua essência a flora na sua plenitude, na sua complexidade e beleza, no seu esplendor e pureza, na sua generosidade e grandeza. Como seres racionais precisamos tomar consciência cada vez mais amiúde da importância desse basilar ser vivo mantenedor da vida na terra. E você já pensou sobre isso? Fez sua parte para preservá-la? E dela usufruir racionalmente? Pronto falei!

Romildo Gonçalves é Biólogo é Mestre em Educação e Meio Ambiente, Perito ambiental em fogo florestal. romildogoncalves@hotmail.com
MAIS COLUNAS DE: Romildo Gonçalves

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114