Artigos

Resiliência
Gabriel Novis Neves
Parabéns meus homens
Marcos Bidoia
SEMA! Descentralizar para preservar II!
Romildo Gonçalves
Parabéns, advogado(a) candidato(a)!
Leonardo Pio da Silva Campos
Falando de vitórias, ou ...
Marcos Bidoia
» mais
Gabriel Novis Neves
1bc7aa101267a8883474d6f60e3ebe22
Domingo, 12 de agosto de 2012, 16h11

Pai

 

Lá se vão os tempos em que a figura paterna era construída no âmbito familiar para ser muito mais respeitada e temida do que amada.

Nas últimas décadas esses preconceitos foram sendo destruídos, dando lugar a uma geração de pais presentes, afetuosos e participantes na criação de sua prole.

A enorme distância que separava o pai de seus filhos fabricava adultos que durante séculos vieram repetindo esse modelo neurótico e assim privando a organização da família de uma forma mais democrática e enriquecedora, em que os filhos pudessem realmente conhecer e amar a pessoa responsável por grande parte de sua futura personalidade.

Com isso, se perderam gerações e gerações que realmente foram impedidas desse elo tão importante da afetividade e que, com certeza, as teria transformado em seres menos agressivos, menos competitivos, menos consumistas e muito mais comprometidos com os verdadeiros valores humanitários baseados na solidariedade e no amor.

Felizmente esses comportamentos vêm gradativamente sendo substituídos, desconstruindo aquela figura repressora que era o pai antigo onde o diálogo franco com os filhos era impensável.

Que surja urgentemente esse ser que consiga fazer com que as emoções possam aflorar livremente, e que conhecer verdadeiramente o nosso pai se torne o objetivo primordial.

Só se ama quem realmente se conhece, e não, aquele ser idealizado durante toda a vida e baseado em valores inatingíveis.

Somente uma conscientização e uma reflexão permanentes podem acabar com esse círculo vicioso, o que para o bem da humanidade, vem acontecendo rapidamente.

Tudo mais que venha apenas exacerbar datas comemorativas, não passa de pura exploração comercial.

Gabriel Novis Neves é mèdico em Cuiabá e ex-reitor da UFMT
MAIS COLUNAS DE: Gabriel Novis Neves

» ver todas

Busca



Enquete

Quantos prefeitos-em chefe existem em Primavera do Leste?

Dois
Três
Cinco
É intriga dos adversários
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114