O débito não autorizado em conta continua a ser a principal reclamação registrada por clientes no Banco Central (BC). Em janeiro, foram 408 reclamações sobre o assunto consideradas procedentes, ou seja, demandas em que se constatou o descumprimento de regras do Conselho Monetário Nacional ou do BC.
Nessa lista, o Santander lidera, com 99 reclamações, a lista de instituições com mais demandas procedentes sobre débito não autorizado. Em segundo lugar está o Banco do Brasil (99) e, em terceiro, o Itaú (97).
No total, o Banco Central recebeu 2.175 reclamações procedentes em janeiro. O segundo assunto que gerou mais problemas para os consumidores, com 218 reclamações, foi o de esclarecimentos incompletos ou incorretos, ou seja, falhas no atendimento a dúvidas sobre contratos e operações em geral. Com 201 reclamações procedentes, a cobrança de tarifas irregulares por serviços não contratados foi o terceiro maior motivo relatado por clientes.
Bancos. No ranking dos bancos com mais de um milhão de clientes, o Santander lidera o índice de instituições mais criticadas, seguido pelo HSBC e pelo Itaú.
Em nota, o Santander respondeu que vem fazendo uma revisão de processos, ofertas e atendimento para simplificá-los e torná-los mais ágeis e melhorar a experiência dos consumidores. “O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e, por isso, continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores”, disse o banco.
Ranking anual
Bancos com mais reclamações procedentes em 2013:
- Santander: índice 1,64
- HSBC: 1,37
- Itaú Unibanco: 1,19
- Banco do Brasil: 1,15
- Caixa: 0,82
O índice é obtido dividindo-se o total de reclamações procedentes pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
(Minas Gerais IG)