Pedro Taques, ao centro, concede coletiva no Centro de Eventos do Pantanal pouco antes da totalização dos votos. |
KGM foi o único a antecipar vitória de Pedro Taques no primeiro turno. Nas eleições municipais de 2012 o instituto antecipou a vitória de Mauro Mendes (PSB) para Prefeitura de Cuiabá.
Originário de Mato Grosso e com cerca de 7 anos atuando no mercado (cuja clientela é do setor público e privado) o instituto de pesquisas KGM Pesquisa foi instituto que apresentou número praticamento idênticos ao percentual de votos válidos para a eleição do eleito governador Pedro Taques e, por extensão, os demais postulantes.
No levantamento divulgado no dia 30 de setembro, a cinco dias das eleições, a KGM apontou a vitória de Taques, ainda em primeiro turno, com 57,8% dos votos. Na apuração deste domingo, o senador alcançou 57,25%.
Veja aqui:
Pesquisa KGM aponta pesquisa de Taques com 57,8% no primeiro turno
Dados foram divulgados no dia 30 de setembro. Reportagem foi veiculada dia 1 de outubro no PlantãoNews |
Ainda segundo a pesquisa, encomendada pelo jornal eletrônico HiperNotícias, Lúdio Cabral (PT) conquistaria 31% dos eleitores, e Janete Riva (PSD) 10%. O resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral mostrou Lúdio com 32,45% e Janete com 9,92%.
Pesquisas divulgadas por outros dois institutos de pesquisa somente acertaram o resultado levando em conta a margem de erro, enquanto outros dois passaram longe, apontando, inclusive, segundo turno entre Taques e Lúdio.
"A confiabilidade da KGM foi mais uma vez reafirmada, já que nas eleições municipais de 2012 o instituto previu a vitória de Mauro Mendes (PSB) com 54,2% dos votos válidos no segundo turno contra 45,5% do petista Lúdio Cabral" - destaca Claudia Cadore, graduada em Comunicação Social, especialista em Marketing e Comunicação Social e que dirige o instituto.
Método:
A pesquisa KGM ouviu 1.100 eleitores em 49 municípios de oito regiões amostrais de Mato Grosso entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro era de três pontos percentuais, para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%, o que significa que para cada 100 questionários aplicados, em 95% os resultados estariam dentro da margem de erro. O levantamento foi amostrado por sexo, idade, escolaridade, classe de renda e região de moradia.