Por Mayke Toscano |
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A qualidade dos profissionais, equipamentos de última geração, o ambiente seguro e limpo são fatores que contribuem para uma cirurgia de sucesso. Mas no caso das cirurgias oftalmológicas oferecidas durante a Caravana da Transformação, o atendimento pós-operatório também é importante na recuperação dos pacientes.
Durante as caravanas, uma média de 300 pessoas são atendidas diariamente no pós-operatório. Somente nesta segunda-feira (13.03), 297 pacientes voltaram para o atendimento 24 horas após a realização da cirurgia. No total, 1.196 pessoas já passaram pelo pós-operatório, que também é realizado na estrutura montada para a quinta edição da Caravana, no Parque Municipal Vereador Wilson Souza Rézio, em São José dos Quatro Marcos.
Estes mesmos pacientes já possuem outros atendimentos agendados: sete dias após a cirurgia e, por último, 30 dias. Só depois disso, o paciente recebe a alta médica, como explica o oftalmologista da 20/20, empresa responsável pelos atendimentos da Caravana, Fernando Silva Moura.
“O momento do pós-operatório é de extrema importância para a cirurgia, porque é nesse momento que a gente pode detectar alguma complicação, infecção ou qualquer outro problema que tenha acontecido durante a cirurgia, ou que pode ocorrer após”, pontuou o médico.
É também no atendimento pós-operatório que as recomendações médicas após a cirurgia são reforçadas. Evitar movimentos bruscos, não esfregar os olhos, pingar colírio de acordo com a receita médica, utilizar o óculos durante os 30 dias, lavar as mãos antes de pingar o colírio, usar somente lenços de papel descartáveis, são algumas destas recomendações. Tanto os óculos escuros quanto o colírio recomendado, são oferecidos gratuitamente aos pacientes.
O atendimento é rápido e indolor. O médico utiliza um equipamento denominado lâmpada de fenda, que serve para analisar a parte da frente do olho. Caso seja detectada qualquer complicação que precise ser corrigida cirurgicamente, este paciente será encaminhado ao centro cirúrgico na mesma hora.
Ainda assim, o médico diz que possíveis complicações após a cirurgia de catarata e pterígio são raríssimas de serem encontradas, sobretudo nas cinco edições da Caravana.
A extensão territorial de Mato Grosso pode ser um dos principais entraves para o não comparecimento dos pacientes no atendimento pós-operatório. “Por isso procuramos atender sempre moradores de uma região para que o município se encarregue de levar os pacientes no retorno”, explicou a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena.
Entretanto, alguns pacientes de outras regiões do Estado vão por conta própria a uma edição da caravana, longe de seu município. “A maioria não volta para o pós-operatório. E mesmo sendo um número pequeno de pessoas que fazem isso, nos preocupamos muito com a situação deles. Também por esse motivo criamos um 0800 para monitorarmos qualquer intercorrência”, disse a coordenadora.
Este telefone de contato – 0800 770 7011 – não possui custo de ligação e funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Qualquer ocorrência, dúvida, elogio ou reclamação pode ser realizado por meio deste canal de contato. A Caravana da Transformação também disponibiliza um e-mail caravana@gabgoverno.mt.gov.br e o site www.caravana.mt.gov.br.
Balanço
Após uma semana, a quinta edição da Caravana já realizou 1.748 cirurgias oftalmológicas e atendeu mais de seis mil pessoas. Um total de 31.581 procedimentos foram realizados desde a última terça-feira (07.03). Nesta semana, o Governo de Mato Grosso chegará a marca de 13 mil cirurgias realizadas nas cinco edições.