Aproveitando os Jogos Olímpicos Rio 2016, que ocorrerão entre os dias 5 e 21 de agosto, o Ministério do Turismo vem desenvolvendo uma série de ações para promover o País no exterior. A isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, que completou um mês na última sexta-feira (1), foi o principal desafio da pasta.
O projeto, uma parceria com os Ministérios das Relações Exteriores e Justiça, terá validade até 18 de setembro. A expectativa é de que a isenção atraia 75 mil turistas a mais dessas quatro nacionalidades, o que significa uma injeção de U$S 80 milhões. Tanto que os quatro países figuram na lista dos 10 maiores compradores de ingresso para a competição.
“Apesar de grande parte das competições serem concentradas no Rio de Janeiro, é preciso entender que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são de todo o Brasil. E precisamos aproveitar esse momento de tanta visibilidade para destacar o que temos para oferecer ao mundo e atrair cada vez mais visitantes interessados em conhecer o vasto patrimônio natural e cultural que temos”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
Atletas de 205 países se reunirão no País devido aos Jogos, além de 25 mil jornalistas transmitindo o evento em tempo real para quase 5 bilhões de telespectadores de todos os continentes.
Além da isenção de vistos, o Ministério do Turismo realiza ações de promoção dentro e fora do País com a campanha #vivadeperto, que tem como objetivo consolidar o Brasil como um destino turístico diverso.
Especificamente para os Jogos, o Ministério investe, ainda, na sinalização de pontos turísticos do Rio de Janeiro e na qualificação de profissionais ligados ao setor para melhoria do atendimento ao turista.