Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 23 de abril de 2014, 10h12

Estratégias para Alfabetização na Idade Certa são debatidas


 

Os coordenadores locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) participam no período de 23 a 26 de abril, da primeira formação do ano de 2014, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) e UFMT. No total, 113 municípios aderiram ao Pacto, que nesse ano tem a matemática como foco das ações pedagógicas.

A coordenadora do Ensino Fundamental na Seduc, Aparecida de Paula, pontua que durante essa formação serão delineadas as estratégias de articulação. Os participantes debaterão as ações para o fortalecimento das metodologias e técnicas pedagógicas voltadas à alfabetização das crianças de seis a oito anos.

Na sequência, explica Paula, os coordenadores irão promover a sensibilização junto aos 103 orientadores de estudos e por fim aos professores alfabetizadores. No total, o cronograma será composto por quatro encontros, sendo que o primeiro deles terá início no próximo mês, maio. “A grande questão é fazer garantir a sequência didática, atribuir sentido no processo de aprendizagem dessas crianças”, pontua a educadora.

A coordenadora estadual do Pacto, Luciene de Lima Veloso, pondera que o foco pedagógico em 2014 é a matemática, mas reafirma que será mantida uma interface com o foco de aprendizagem trabalhado em 2013, que foi a área de Linguagens. Ela relembra ainda que os materiais didáticos estão disponíveis para estudos na página do Ministério da Educação (http://pacto.mec.gov.br/noticias/119-cadernos-de-educacao-matematica) .

O PNAIC

A implantação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa teve início em Mato Grosso em fevereiro de 2013. Trata-se de um compromisso de articulação inédito firmado com todos os estados e com mais de 90% dos municípios do país. O escopo do programa conta com quatro áreas de atuação: formação de professores, fornecimento de material didático, avaliação e gestão.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114