Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 07 de julho de 2014, 10h25

Prefeitura de Cuiabá expõe trabalhadores ao risco aplicando veneno sem EPI


 

.

Redação PlantãoNews

A prefeitura de Cuiabá vem expondo trabalhadores a risco de contaminação por agrotóxicos em plena área central da cidade. Na semana passada pelo menos 12 homens foram flagrados aplicando herbicita (também chamado de mata mato) em várias ruas dos bairros Alvorada, Consil, Araés e Santa Helena. O serviço vinha sendo realizado à noite, por volta de 22h00, sem o uso de EPI - Equipamento Individual de Proteção.

Os trabalhadores eram transportados em duas Kombi devidamente identificada como da prefeitura de Cuiabá. Dentro, na parte traseira,

Galões dentro da Kombi, que transportava os trabalhadores. Produtos estavam sobre o motor do veículo.

 vários galões com os produtos tóxicos e também as bombas de aplicação. Praticamente todos os trabalhadores não usavam nenhum tipo de proteção exigida pelas normas de saúde e segurança, como luvas e sequer máscaras.

Um trabalhador confirmou que se tratava de produto para matar o mato de várias ruas e as aplicações eram feitas nas calçadas. Disse que o responsável pelo trabalho é o Stopa (José Roberto Stopa), secretário de Serviços Urbanos.

A reportagem do PlantãoNews flagrou o primeiro trabalhador nas imediações da rua Manoel Leopoldino esquina com a avenida Mato Grosso. Mais acima, próximo ao Posto Idaza, na esquina com a rua um outro homem aplicava o produto na calçada, onde havia mato. Nas imediações da rodoviária dois outros trabalhadores faziam o mesmo trabalho e disseram que era veneno que estavam aplicando. Neste momento uma Kombi da prefeitura parou para recolher o trabalhador. Quando o motorista notou que o trabalhador estava sendo entrevistado o advertiu dizendo que “não tem que dar informação nenhuma. Estamos atrasados”. O trabalhador entrou às pressas no veículo, que saiu em disparada.

Motorista retira trabalhadores do local ao constatar presença da reportagem do PlantãoNews

Cerca de 5 minutos após três trabalhadores estavam próximo a Academia Medley, na rua Tenente Eulálio Guerra. Ambos confirmaram que o produto se tratava de veneno mata mato. No momento duas Kombi apareceram no local. Uma delas era do motorista que estava próximo da rodoviária. Ela passou uma informação para o segundo motorista que imediatamente ordenou que os trabalhadores entrassem no veículo. Quando a reportagem tentou fotografar o interior do veículo, o motorista saiu em alta velocidade, deixando entender que ambos estavam cientes de alguma irregularidade. 

.

 

 

.

 

 

.

 

.



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114