Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 16 de julho de 2014, 05h26

OAB oferece intercâmbio na Inglaterra para advogados brasileiros


O Conselho Federal da OAB, o Bar Council of England & Wales e a Law Society of England & Wales – entidades britânicas que congregam profissionais da advocacia – estão com vagas abertas para o Programa de Intercâmbio para Advogados.

As inscrições estão abertas desde o último dia 26 de junho e vão até 20 de julho de 2014.

Entre os objetivos do programa estão aumentar o conhecimento dos participantes sobre o funcionamento do sistema jurídico e da advocacia inglesa; oferecer aos advogados um melhor entendimento do mercado jurídico inglês e quais oportunidades ele oferece; facilitar os contatos profissionais entre os intercambistas; criar uma rede de advogados que podem formar a base de outros projetos; e desenvolver novos canais pela familiaridade dos profissionais com a advocacia dos países em questão.

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, os advogados selecionados viverão uma experiência profissional e cultural.

“O intercâmbio internacional contribui enormemente para o aprimoramento do conhecimento jurídico e para a capacitação dos profissionais da advocacia”, entende. Em tempo: o Conselho Federal da OAB e as Ordens Inglesas não se responsabilizam por quaisquer gastos referentes à passagem, hospedagem, alimentação, deslocamentos terrestres e seguro saúde.

O Programa não é remunerado e não configura vínculo empregatício.

Atividades

As atividades compreendidas no cronograma serão desenvolvidas entre 17 de novembro e 12 de dezembro de 2014, totalizando cinco semanas. Haverá uma pequena parte acadêmica no início, providenciada por uma das Faculdades de Direito em Londres; uma ou duas semanas em escritórios de solicitors e duas semanas nas barristers’ chambers, sendo que um solicitor e um barrister serão designados mentores para auxílio nas atividades.

A cada semana haverá um seminário à noite sobre temas importantes, com foco em natureza internacional e comercial, habilidades jurídicas e administrativas. Entretanto, dependendo do interesse dos participantes, poderão ser incluídos tópicos como fraudes, corrupção, direito público internacional, entre outros.

Vagas e cronograma

As Ordens inglesas receberão até 10 advogados brasileiros, por meio de um programa competitivo de seleção. A primeira etapa da seleção será realizada pelo Conselho Federal da OAB, por meio de sua Comissão Nacional de Relações Internacionais, que receberá, via e-mail, a documentação dos advogados. Essa pré-seleção não significa aceitação do candidato ao programa de intercâmbio e de nenhuma forma restringirá as Ordens Inglesas na escolha final.

Adiante, a seleção final será feita pelo Bar Council e pela Law Society, baseada na inscrição original e através de entrevista por vídeo conferência. Os candidatos que não forem selecionados serão informados, por email, na data provável de 30 de setembro de 2014. Ao término do Programa de Estágio, os participantes terão até o dia 28 de janeiro de 2015 para enviar um relatório de atividades à OAB.

Critérios de participação


É necessário que o candidato tenha nacionalidade brasileira, além de ser advogado com inscrição regular na OAB e ter entre dois e dez anos de experiência profissional como advogado, na data da inscrição; excelente habilidade oral e escrita em inglês, comprovada por nota total de 6.5 ou mais no IELTS, preferencialmente com 6.0 ou mais em cada teste; ter experiência em uma ou mais áreas relevantes na relação Brasil - Reino Unido, grande motivação e habilidade de adaptação; trabalhar em escritório de advocacia ou assessoria jurídica de empresa brasileira, e ter o apoio de seu escritório ou empresa para participar.

Para que se obtenha apoio suficiente dos escritórios e câmaras em Londres, será essencial que os candidatos sejam de entidades ou escritórios privados, com demandas possíveis ou existentes de serviços jurídicos internacionais.

Ainda no âmbito do processo de seleção para o Programa, é desejável que os advogados representem um número balanceado de homens e mulheres, tenham experiência em áreas relevantes do Direito, grande interesse e preferencialmente experiência em trabalhos internacionais. Pede-se excelente habilidade comunicativa, senso de trabalho em equipe, flexibilidade e motivação para aprendizado.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114