Cuiabá | MT 16/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 15 de setembro de 2014, 17h23

Evento chama atenção para os direitos da pessoa com deficiência


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove neste sábado (20.09) evento com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas enfrentados pela pessoa com deficiência.

Com o tema Resgate Histórico, Conquista e Perspectivas de Luta das Pessoas com Deficiência será realizado, a partir das 8 horas, no auditório Rene Barbour, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), uma série de eventos alusivos ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

“O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído por meio de movimento social em um encontro nacional realizado em 1982, com todas as entidades nacionais; esta data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social”, disse a secretária Adjunta de Direitos Humanos em exercício, Maika Reginae Galvão.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que no Brasil 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas).

“Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, como a Lei Federal nº 8.213, 24/07/1991, que obriga empresas com 100 (cem) ou mais empregados a empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência”, destacou o secretário da Sejudh, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114