Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 19 de setembro de 2014, 15h51

Lideranças Sindicais discutem dificuldades e avanços do setor de base florestal


 

"Saio daqui muito rico em conhecimento. Estou há pouco tempo como líder sindical, mas o aprendizado de hoje, com certeza, me ajudará a criar novas estratégias para aumentar o número de empresas associadas ao Sindiserra", essas são as palavras do presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias do Estado de Pernambuco, João Oliveira Borba Pacífico, ao final do 'Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Madeireira' realizado na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), nesta quinta-feira (18/09).

O evento foi organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Fiemt, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). O intercâmbio teve o objetivo de compartilhar experiências de gestão, gerar conhecimento, apresentar boas práticas de lideranças setoriais, além de tratar sobre os desafios e prioridades que envolvem os sindicatos da indústria em todo país, como negociação coletiva e prestação de serviços.

"Foi uma troca de experiência muita intensa, com excelentes apresentações de boas práticas sindicais, e o melhor de tudo foi que muitos empresários não se conheciam, apesar de atuarem no mesmo setor. Hoje foi só o primeiro passo, vamos criar grupo de e-mails para que eles permaneçam em constante comunicação, unidos, compartilhando boas ideias e discutindo as dificuldades do setor de base florestal", afirmou a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, que participou do evento juntamente com o consultor da CNI, Luciano Rossi Pinheiro, mediador das discussões.

Uma das boas práticas foi apresentada pelo presidente do Simno, Roberto Rios. Ele falou sobre sua experiência como liderança sindical e citou, como exemplo, o convênio firmado com o governo do Estado, no qual o Simno é responsável pela administração de 4 R$ milhões destinados à manutenção de estradas. "Unidos temos mais força, tanto em âmbito estadual como federal. Somente assim conseguiremos enfrentar e solucionar os problemas que afetam nosso setor". Em sua gestão, Roberto Rios conseguiu organizar as empresas de base florestal da região Noroeste e melhorar a imagem do setor perante a sociedade.

As dificuldades e conquistas do setor foram detalhadas pelo presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento. Ele destacou o desafio da aplicação do Plano de Desenvolvimento Florestal Sustentável (PDFS), que objetiva o fomento e desenvolvimento da atividade florestal em Mato Grosso, do avanço da criação da sala de monitoramento dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), além de abordar a redução da pauta da madeira e, mais recentemente, as tratativas para criação de um instrumento que comprove a origem legal da madeira mato-grossense.

O evento contou com a participação de lideranças sindicais do Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espirito Santo, Ceará, Tocantins, Rondônia, além de representantes do setor em Mato Grosso, que receberam as boas-vindas do presidente do Conselho de Desenvolvimento Sindical da Fiemt, Sérgio Antunes, representando o presidente da instituição, Jandir Milan. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114