Cuiabá | MT 17/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 25 de setembro de 2014, 17h33

Projeto desenvolvido durante a Copa do Mundo deixa capital intelectual para Mato Grosso


Esse trabalho deixa um capital intelectual para o estado de Mato Grosso, com uma equipe apta a realizar o gerenciamento de grandes projetos tanto em TIC como em outras áreas

Um dos maiores projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação realizados em Mato Grosso - tanto pela complexidade como pela dimensão -, que deixa um legado importante para o estado, em termos de infraestrutura e de capital intelectual. Essa é a avaliação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014 - SECOPA MT sobre os resultados do projeto executado, com sucesso, ao longo de quase três anos de parceria com o CPqD.

Em outubro de 2011, a Secopa-MT contratou o CPqD para prestar serviços de consultoria técnica especializada para a definição da arquitetura tecnológica, identificação e especificação de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), visando aperfeiçoar a integridade, confiabilidade, disponibilidade, segurança e rastreabilidade das informações relacionadas às atividades da Copa do Mundo no estado de Mato Grosso. O contrato também previa o suporte à fiscalização da implantação desses projetos e, posteriormente, incluiu algumas atividades complementares, como consultoria para a elaboração de um plano de gerenciamento de projetos de TIC e de um plano de transferência do legado.

"No total, foram 17 projetos de TIC, definidos com o objetivo de garantir a disponibilidade da infraestrutura e dos sistemas de informação, fundamentais para o sucesso das transmissões e do evento como um todo", afirma Edson Gaseta, da Gerência de Consultoria em Governança, Risco e Compliance e TI do CPqD. Participaram do trabalho, no decorrer da implantação dos projetos, cerca de 20 profissionais de várias áreas do CPqD - segurança da informação, governança, consultoria em TI, qualidade, redes de telecomunicações e infraestrutura, entre outras.

Quatro jogos da Copa do Mundo 2014 foram realizados na Arena Pantanal, com um público total de 158 mil pessoas. A equipe de especialistas do CPqD acompanhou os eventos, durante os quais não foram registrados problemas ou incidentes na área de TIC - sem dúvida, um dos principais resultados do trabalho realizado em conjunto com a SECOPA MT.

"Esse trabalho deixa um capital intelectual para o estado de Mato Grosso, com uma equipe apta a realizar o gerenciamento de grandes projetos tanto em TIC como em outras áreas", avalia José Eduardo da Costa Borro, superintendente de TI da SECOPA MT. "Deixa também um legado importante pelo aumento do traçado e pela atualização tecnológica da Infovia MT", acrescenta.

Segundo Borro, a forma de estruturação do projeto incentivou a SECOPA a implantar um escritório de projetos, seguindo as melhores práticas de gerenciamento do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) - um guia publicado pelo Project Management Institute (PMI). A gestão de projetos também contou com o suporte do CPqD, que criou uma metodologia específica (baseada no PMBOK), aplicada a todos os projetos relacionados ao evento da SECOPA MT. O sucesso do trabalho levou o governo de Mato Grosso a adotar o modelo do escritório de projetos da SECOPA e ampliar sua atuação para os projetos de todo o estado.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública, defesa e segurança.

Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114