Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 27 de setembro de 2014, 11h23

Prefeitura dá exemplo e implanta coleta seletiva nos Órgãos Municipais


A Prefeitura de Cuiabá vai dar o exemplo e fazer a separação de resíduos sólidos, por meio da coleta seletiva. O trabalho será feito nos Órgãos Municipais e envolve todos os servidores da instituição. A medida visa implantar a cultura da reciclagem na Capital.

“A administração municipal é responsável pela separação de seu lixo interno, por isso, a prefeitura quer fazer sua parte nesta questão e envolver os servidores é fundamental para que façamos um bom trabalho. Os colaboradores das Coordenações Administrativas e Financeiras (CAFs) serão os responsáveis por auxiliar na metodologia de separação dos resíduos secos e úmidos de cada secretaria”, conta Abel Nascimento, diretor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos.

Foto: Michel Alvim

A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Além disso, a nova atitude beneficia a população de maneira geral, conforme aponta o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

“Precisamos entender a coleta seletiva como algo que traz benefícios para todos nós, tanto gestores como população. Além de ajudar a proteger o meio ambiente, reduzindo a quantidade de resíduos jogados na natureza, a coleta aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Nós queremos educar nossos servidores para essa realidade, para a mudança de hábito e comportamento. Agindo assim, sabemos que eles passarão isso adiante e serão exemplos ao lado da prefeitura”, afirma.

A medida, instituída pelas leis Federal 12.305 e Municipal 5.422 e pelo Decreto Federal 7.407, visa minimizar os impactos ambientais e criar o ideal das unidades de triagem de resíduos sólidos para o cidadão.

“A população precisa compreender que todas essas embalagens e demais produtos descartados após o consumo não são lixo. Eles são úteis e a coleta seletiva prova que podem ser reaproveitados de maneira positiva, além de afetar diretamente a vida dos catadores de lixo, que fazem da atividade seu sustento. Queremos criar a cultura da reciclagem em Cuiabá”, aponta Abel.

 

O trabalho de coleta seletiva será feito em parceria com quatro cooperativas: Acarmarc, Coopermar, Coopepam e Coopunião. A coleta terá início no dia 06 de outubro. O prazo para realizar o trabalho nos órgãos públicos é de três meses e de seis meses em 50% da cidade. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114