Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 17 de outubro de 2014, 19h36

Especialista destaca importância da ergonomia no ambiente de trabalho


Com o tema ‘Ergonomia aplicada ao trabalho’ o mestre em ergonomia, Remi Lopes, encerrou ontem (16/10), a programação do primeiro dia do 2º Protege – Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), instituição do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Conforme a Norma Regulamentadora 17, a ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Na avaliação de Remir, para entender ergonomia é preciso primeiro entender o que é trabalho. “Trabalho é estar identificado com o que gosta para que não seja algo ruim, mas prazeroso. Além de não gerar problemas de saúde, quando a ergonomia é aplicada ao trabalho, as pessoas valorizam a empresa, há autoestima, desenvolvimento, crescimento e produtividade. Os trabalhadores se orgulham de fazer parte daquela empresa”, explica.

O especialista destacou ainda que a ergonomia está no início no Brasil, exemplo disso é que em muitas faculdades não há essa disciplina. “A ergonomia favorece a gestão e concepção de postos de trabalhos, e hoje, muitos profissionais entram no mercado com pouco conhecimento sobre o tema. Por isso, em muitos casos, o trabalhador considera que a empresa seja ruim, mas na verdade há um despreparo dos gestores, que não têm tal formação”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114