Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de outubro de 2014, 06h59

Unemat promove Semana Jurídica


O coordenador do curso de Direito, César David Mendo, afirma que é fundamental para o curso de Direito promover este tipo de ação complementar às aulas do dia-a-dia. "Foi uma decisão tomada com os próprios acadêmicos, que escolheram os temas e os palestrantes, que vem discutir a questão da transformação social não apenas no Direito aplicado, mas sim em toda a justiça de uma forma geral", explica o coordenador.A XVIII Semana Jurídica, promovida pelo curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), teve início na manhã de hoje (22). A cerimônia inaugural do evento ocorreu no Auditório Edval do Reis, na Cidade Universitária, em Cáceres. Compuseram a mesa de autoridades o reitor da Unemat, Dionei José da Silva; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Vera Lúcia da Rocha Maquea; o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Júlio Cesar Bacovis; o coordenador do curso de Direito, César David Mendo; e a presidente do Centro Acadêmico de Direito, Adriane Nascimento.
A presidente do Centro Acadêmico de Direito, Adriane Nascimento, explica que a entidade estudantil assumiu a responsabilidade de estar à frente da Semana Jurídica nesta gestão, e todos os acadêmicos abraçaram o objetivo. "Tivemos mais de 235 inscrições. Muitos alunos e pessoas de fora procuraram para participar da Semana Jurídica. Temos professores docentes de peso pra estar participando da Semana Jurídica, como os professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR)", diz Adriane. "E temos algo também muito importante na sexta-feira de manhã, que são oito artigos defendidos via oral por acadêmicos em espaços de discussão, e oito pôsteres. Pela primeira vez, a Semana Jurídica está incentivando a produção acadêmica, o que para nós é maravilhoso, porque pretendemos para a próxima Semana Jurídica aumentar esse número de produção acadêmica em relação à produção de artigos, resumos e pôsteres. E, desde já, agradeço a toda a equipe que trabalhou com a gente", conclui a presidente.
As atividades da Semana Jurídica prosseguiram, com o painel 'Atuação do Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União na região de Cáceres', com a defensora pública da União, Shirley Monroy, e as procuradoras da República, Ana Carolina Haliuc Bragança e Felipe Antonio Abreu Mascarelli.
A programação da Semana Jurídica continua hoje (22), no Auditório Edval dos Reis, com o painel 'Direito, participação cidadã e vulnerabilidade social: Os desafios da sociologia jurídica brasileira', com o professor Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua, da USP.
Amanhã (23), às 8h30, no Auditório Edval dos Reis, acontece o painel 'Rompendo a lei da inércia: O ensino jurídico na emancipação dos sujeitos', com José Ricardo Menacho, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR e professor de Direito do Trabalho da Unemat. Às 19 horas, no Auditório Edval dos Reis, ocorre o painel 'Perspectivas críticas sobre o Direito de Família à luz da condição feminina', com a professora Lígia Ziggiotti de Oliveira, mestranda e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR.
Na sexta-feira (24), das 7 às 11 horas, ocorrem as apresentações orais e de pôsteres no Bloco do Curso de Direito, no Campus Universitário Jane Vanini. Às 19 horas, no Auditório Edval dos Reis, será realizada a mesa redonda com o tema 'Direito e movimentos sociais em relação', com o professor Ricardo Prestes Pazello, da UFPR e do Instituto de Pesquisa, Direito e Movimentos Sociais (IPDMS); e com o professor Raphael Nogueira Rodrigues Silva, mestre em História Política; e Nilo, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O encerramento do evento acontece às 22 horas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114