Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 13 de novembro de 2014, 16h13

Cerca de 70% dos donos de terrenos não pagam IPTU em Cuiabá


A Prefeitura de Cuiabá tem para receber cerca de R$ 500 milhões de impostos, taxas e multas não pagas por um número estimado entre 50 e 60 mil contribuintes. O levantamento foi feito pela Procuradoria Geral do Município. Desse total, segundo o procurador-geral Rogério Gallo, R$ 100 milhões são devidos por apenas 100 pessoas ou empresas. “Isso mostra que 20% da dívida estão concentrados em poucas pessoas e vamos cobrar delas”, afirma Rogério Gallo.

A cobrança desses grandes devedores segue uma premissa determinada pelo prefeito Mauro Mendes no início de sua gestão. “O prefeito determinou que, em respeito a quem paga, temos que cobrar quem não paga”, disse o procurador.

Outra característica das dívidas com a prefeitura diz respeito ao terrenos. Cerca de 70% dos proprietários de terrenos não pagam ou nunca pagaram o IPTU. Por outro lado, 70% dos proprietários de casas, apartamentos e comércios pagam esse imposto. “Esses que não pagam geralmente são proprietários de grandes terrenos, que os tem para fazerem especulação imobiliária”, acredita Rogério Gallo.

Desde meados do mês de outubro passado, a prefeitura está realizando mais um Mutirão da Conciliação visando receber dívidas em atraso. Os contribuintes que participam do mutirão obtêm descontos em parte das multas e juros sobre as dívidas. Mais de dois mil acordos foram fechados nesse período.

Rogério Gallo diz esperar que até 20 de dezembro próximo, quando se encerra o prazo para renegociação, se repitam os números de acordos fechados no ano passado: no primeiro mutirão foram fechados cerca de 9 mil acordos . “A prefeitura está oferecendo opções de negociar amigavelmente. Passado esse prazo, vamos ser implacáveis na cobrança dessa dívida ativa”, diz Gallo.

 

Entre os mecanismos que serão utilizados será o protesto em cartório dos devedores e também a penhora de bens. Desde o início da atual administração, inclusive estimulado pelo Poder Judiciário, mais de mil proprietários foram levados a protesto. “Isso gera restrições, dissabores. A prefeitura não gostaria de fazer, mas tem que cumprir a lei”, finaliza o procurador. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114