Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 18 de novembro de 2014, 16h57

Governador Silval Barbosa inaugura maior obra de mobilidade urbana


O governador Silval Barbosa inaugurou, nesta terça-feira (18), a maior obra de mobilidade urbana, a Trincheira Jurumirim, ao lado da família do homenageado que empresta o nome, o engenheiro José Luiz de Borges Garcia.

Também conhecida como Trincheirona, ela é a mais impactante dentro do conjunto de obras idealizadas, projetadas e executadas pelo Governo do Estado. É também a obra mais impactante no aspecto urbanístico Com quase um quilômetro de extensão a trincheira irá alterar, de forma positiva, o trânsito daquela região da cidade que engloba as confluências das avenidas Miguel Sutil com a dos Trabalhadores/João Gomes Sobrinho e com a avenida Jurumirim.

Ao fazer um balanço das obras liberadas e que serão inauguradas, Silval Barbosa destacou que são quase 30 quilômetros de asfalto em Cuiabá e Várzea Grande nas obras da avenida Mario Andreazza, Arquimedes Pereira Lima, viaduto do Despraiado, trincheira do Verdão, trincheira Santa Rosa, complexo Viário do Tijucal e agora a Trincheira José Luiz de Borges Garcia.

“Esta obra faz parte de um pacote que idealizamos para a região metropolitana”, disse. Ele destacou que cada gestor, prefeito ou governador, ao seu tempo, construiu um pouco da infraestrutura de Mato Grosso. Como exemplo lembrou que o ex-prefeito Wilson Santos, em conjunto com governo do Estado, construiu a avenida das Torres, com um pouco mais de 10 km de extensão.

Anteriormente o governador Carlos Bezerra, em parceria com o prefeito Dante de Oliveira, duplicou a avenida Miguel Sutil. Dante, como governador do Estado, construiu a Ponte Sérgio Motta. Enquanto isso, nesta gestão, foram construídos 30 quilômetros em avenidas, isso sem contabilizar a duplicação da estrada de Chapada dos Guimarães e parte da duplicação da estrada de Santo Antonio do Leverger.

“Nos propusemos a fazer essas obras que transformaram a região metropolitana e conseguimos realizar todas, exceto o VLT, que está em andamento”. Ele lembra que construiu mais duas pontes no Rio Cuiabá e já tem recursos assegurados para a construção de mais uma dentro do conjunto de obras do Rodoanel.

Quanto ao atraso da execução da obra, o engenheiro Marcelo Fernandes, do Consórcio Sobeltar, disse que “não existem obras em áreas urbanas que não encontram problemas”. Um deles está nas redes de água e esgoto. No início das escavações, rompeu-se uma importante adutora da CAB que demorou mais de 6 meses para ser removida e mudar de traçado.

O secretário da Secopa, Maurício Guimarães, disse que superados os desafios em fazer uma “obra grandiosa que impacta a cidade” é importante registrar que ela, a partir de agora, está liberada para o trânsito e vai desafogar o trânsito facilitando muito o fluxo de veículos.

A ex-primeira-dama do estado, Maria Lígia de Borges Garcia, viúva do ex-governador José Garcia Neto e mãe do homenageado, José Luiz de Borges Garcia, felicitou o governador pelo feito pois disse saber das dificuldades encontradas para construir uma obra desse porte.

O filho do homenageado, também diretor regional do Dnit, Luís Antônio Garcia, disse que “é uma honra concedida pelo Governo do Estado, inclusive pela grandeza da obra, talvez a maior do Brasil”.

Conclusão da obra – Prevista inicialmente para ser concluída em 18 meses a Trincheirona, pela sua extensão e profundidade, foi a obra que encontrou o maior número de interferências como adutoras, redes de esgoto e de fibra ótica que acabaram impactando no prazo de sua realização.

Um cidadão, porém, que sempre acreditou na obra a ponto de visitá-la semanalmente foi o sr. Galdino Antonio Fonseca Costa, 72 anos, comerciante aposentado. Ele conta que, desde o primeiro dia do início das obras da Trincheira, sempre acreditou na sua conclusão, apesar das descrenças de outros. “Temos que pensar positivo”, ressaltou.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Mauro Mendes, Rodrigues Palma, ex-prefeito de Cuiabá e suplente de senador, o deputado federal e senador eleito, Wellington Fagundes, os deputados estaduais Carlos Avalone, Emanuel Pinheiro, Jota Barreto, Pedro Satélite e Teté Bazerra; os secretários Pedro Nadaf (Casa Civil), Cinésio de Oliveira (Setpu), José Lacerda (Sema), Alan Zanata (Sicme), Cel. Macedo (Casa Militar), Marcos Lemos (Comunicação) e Silvio Corrêa (Chefe de Gabinete), e familiares do homenageado. 

 

 

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114