Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 26 de novembro de 2014, 14h38

Moradores do Osmar Cabral têm terrenos regularizados


Vinte e três anos após ter comprado o primeiro lote e construído a casa onde vive até hoje com o esposo e os quatro filhos, Rosa Marlene da Silva, 52 anos, respira aliviada. Na terça-feira (25) ela voltou para casa carregando um dos documentos mais importantes para a família: o título do terreno onde vivem, no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá. Assim como Rosa, cerca de 500 moradores do bairro tiveram os títulos dos terrenos urbanos regularizados.

Em 2013, o projeto Justiça Comunitária, realizado pelo Poder Judiciário, esteve no Osmar Cabral e detectou que uma das maiores demandas da população era a regularização de 500 terrenos urbanos, adquiridos pelos moradores junto à extinta Prosol (instituição voltada à promoção social), há quase 30 anos. A partir desse momento, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa passaram a estudar a melhor forma de resolver o problema desses moradores.

Entre agosto e setembro deste ano, uma equipe interinstitucional voltou ao bairro para fazer o cadastramento dos moradores que estavam em situação irregular, os quais precisaram apresentar os documentos que comprovavam a aquisição do terreno. O sucesso da ação, defende a coordenadora do programa Justiça Comunitária, juíza Gleide Bispo Santos, é resultado do trabalho conjunto dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na terça-feira (25), dia em que os títulos foram entregues, no ginásio do bairro, Renilda fez questão de levar toda a documentação novamente, para garantir que nada desse errado.

Com o título em mão, os moradores precisam ir até o cartório para registrar o terreno e retirar a escritura. “Isso representa segurança jurídica para essas famílias, que agora podem conseguir financiamento para reformar a casa, por exemplo”, explica o presidente do Intermat, Afonso Dalberto.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114