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Sexta, 12 de dezembro de 2014, 09h09

Empossada a Comissão que irá conduzir o processo eleitoral da AMM


 

Tomaram posse nesta quinta-feira (11) os cinco membros da Comissão Eleitoral que irá conduzir a eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O prefeito de Nova Marilândia, Wener Santos (PR), foi escolhido para presidir o grupo, composto por cinco gestores associados. Também participam da composição o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa (PP), como vice-presidente; o prefeito de Vera, Nilson Vigolo (PP), 1º secretário; e as prefeitas de Planalto da Serra, Angelina Pereira (PMDB), e de Pontal do Araguaia, Divina Oda (PSB).

O prazo para a inscrição das chapas é até às 17h de sábado (13). Na terça-feira (16), a comissão irá analisar e deferir as inscrições. As chapas devem ser compostas por 18 prefeitos associados e em situação de adimplência com a Associação. "A comissão irá analisar se os componentes das chapas atendem aos requisitos do regimento que disciplina o processo eleitoral" reforçou Wener Santos.
A eleição será na próxima quinta-feira (18), com duas chamadas, a primeira às 9 horas, e a segunda chamada, às 9h30. O processo se dará por meio do preenchimento de cédulas de papel e o resultado deve ser divulgado logo após a finalização da votação. Para votar os prefeitos também devem estar associados e adimplentes com a AMM.
A posse da nova diretoria será realizada em fevereiro, quando a atual gestão encerrará o mandato de dois anos à frente da instituição. Ao todo, 18 prefeitos integram a diretoria e conselho fiscal, além do presidente de honra.

Histórico - Fundada em 04 de maio de 1983, a Associação Mato-grossense dos Municípios surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.
A ata de constituição registra a assinatura de 53 prefeitos, que se uniram em torno do projeto, idealizado pelas lideranças municipais da época. A primeira sede da associação foi inaugurada em 1983 no Edifício Milão, no centro de Cuiabá, onde funcionou até 1988, quando foi instalada no atual prédio, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.

A instituição foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios, liderar as lutas municipalistas, prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa, ajudar a elaborar planos de desenvolvimento dos municípios associados, promover eventos para debater problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.




O primeiro presidente foi Anildo Lima Barros (1983/1985), então prefeito de Cuiabá. Barros foi sucedido pelos seguintes dirigentes: Darcy Capistrano de Oliveira (1985/1987), de Diamantino;
Fausto de Souza Faria (1987/1989), de Rondonópolis;
Evaldo Jorge Leite (1989/1990), de Colíder;
João Batista Rodrigues Alves (1991), de Barão de Melgaço;
Aparecido Briante (1992), de São José do Rio Claro;
Hélio Antunes Brandão Filho (1993/1994), de Jangada;
Vilceu Marchetti (1995/1996), de Primavera do Leste;
Jair Benedetti (1997/1998), de Comodoro;
Érico Piana Pinto Pereira
(1999/2000 - 2001/2002), de Primavera do Leste;
Ezequiel Ângelo Fonseca (2003/2004), de Reserva do Cabaçal;
José Aparecido dos Santos (2005/2006 – 2007/2008), de Nova Marilândia;
Pedro Ferreira de Souza (2009/2010), de Jauru;
Meraldo Figueiredo Sá (2011/2012), de Acoriza e
Valdecir Luiz Colle (2013/2014), de Juscimeira. 




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