Cuiabá | MT 18/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 13 de dezembro de 2014, 23h00

Prefeitura e Secopa se acusam sobre alagamento; em vídeo, jovens mostram desespero


Redação PlantãoNews

O alagamento que afetou boa parte da avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá, na sexta-feira à tarde, mostrou cenas com veículos boiando na enxurrada e muitos outros.
 

 

No local foi recentemente construído um elevado que levou o nome do radialista Cloves Roberto e fica ao lado do Shopping Três Américas.

O problema é antigo, mas provocou uma discussão entre a prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado. De um lado, a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014) culpa a prefeitura de Cuiabá por não ter feito obras ao longo do córrego, que é palco dos mesmos problemas há décadas. De outro, a prefeitura - em tom agresivo, através do secretário de Comunicação Kleber Lima, chega a chamar de "incompetente e mentiroso" o titular da Secopa, Maurício Guimarães, pelo fato do mesmo ter afirmado que o motivo do alagamento se dá pela falta de execução de uma obra complementar de responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá. 

Enquanto discutem,  a realidade é que o problema existe e já foi palco de mortes, nos idos de 1999 quando um grande volume de água transbordou toda a extensão do córrego do Barbado. 

Conforme um Estudo de Canalização e Dimensionamento de Bacia de Detenção no Córrego do Barbado (elaborado pelos  Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental, Universidade Federal de Mato Grosso, Anelise Yano, Henrique do Carmo Barros, Karina Marcondes Colet, Maria Zuila Cysneiros de Miranda, Vanusa Soares da Silva Ormonde, e Alexandre Kepler Soares) "a crescente urbanização tem afetado a qualidade de vida da população, devido aos problemas gerados pela ocupação não planejada do espaço urbano e utilização dos recursos naturais, implica, forçosamente, em alterações significativas no meio ambiente de forma geral, e nos processos hidrológicos, em particular, através da ação direta nos cursos d’água e nas bacias hidrográficas, como um todo”. Citando fontes, o documento aponta que o problema das cheias, e em particular, das cheias urbanas, tem levado inúmeros pesquisadores a buscar uma solução efetiva para o seu controle. O controle de cheias é entendido como o conjunto de medidas que visa reduzir os seus impactos ou a neutralização das conseqüências da interferência antrópica que tende em geral a agravar as cheias”.

 Dentre as várias imagens, um vídeo que circula na internet mostra duas mulheres, uma delas estaria grávida, atravessando o grande rio que se formou na extensão da avenida Fernando Corrêa. Depois de muito desespero, as jovens comemoram o fato de conseguirem atravessar o local.  

 

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114