Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 10 de janeiro de 2015, 10h51

Casa Civil e Crea-MT firmam parceria para solucionar obras paradas da Copa


Todos os relatórios de perícias das obras realizadas para a Copa do Mundo que o Governo de Mato Grosso receber serão a partir de agora compartilhados com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para que se faça uma análise técnica das informações. O acordo foi feito durante a primeira visita do presidente da instituição, Juares Silveira Samaniego, ao secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, na tarde desta sexta-feira (09.01).

A decisão foi tomada após o secretário tomar conhecimento de que o Crea-MT durante todo o período da execução das obras tentou ter acesso aos projetos para análise, mas nunca teve retorno concreto da então Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa 2014. Conforme o combinado, o Crea-MT receberá os documentos, fará a análise e se for constatado algum ponto destoante, o perito será convidado para conversar e explicar os motivos de ter feito daquela forma. Esta parceria não trará custos ao Estado.

Paulo Taques ressaltou a importância da parceria do Crea e pediu que a instituição, por sua vez, dê um retorno ao Governo, apontando possíveis problemas e apresentando soluções. “Precisamos dar tranquilidade para a população e garantir a qualidade do que será feito”, destacou.

Na conversa, o presidente do Crea explicou que não há como afirmar a qualidade das obras feitas para a Copa do Mundo. “Cair não vai, mas não sei a obra, que seria para durar de 100 a 150 anos, vai aguentar mais que 50. Nas trincheiras, por exemplo, é visível água minando das paredes. Não sabemos de onde vem essa água, se ela vai chegar à ferragem”, ponderou Juares, lembrando que não é possível também dizer “de quem é a culpa”, pois os técnicos da instituição não tiveram acesso a nenhum documento, apesar de terem solicitado. 

Convênio – Durante a visita de cortesia ao Governo do Estado, Samaniego colocou o Regional à disposição e encaminhou a possibilidade de ser feito um convênio ou Termo de Cooperação Técnica com a Crea-MT para a fiscalização de todas as obras no Estado. A ideia é fazer com que o custo das fiscalizações seja reduzido, isso porque o Crea-MT acionaria profissionais das localidades onde as obras estão sendo feitas, economizando com transporte, diárias e até mesmo honorários. A proposta, no entanto, ainda será avaliada e discutida por mais tempo.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete do Crea-MT, Helmut Flávio Daltro, e o assessor técnico da Casa Civil, Bruno Martins.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114