Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 21 de janeiro de 2015, 07h14

Secretaria de Saúde realiza mobilização de combate a hanseníase


As ações serão realizadas de 20 a 23 de janeiro nas unidades de saúde do município.

A secretaria municipal de Saúde - por meio do Programa Tuberculose/Hanseníase – estará realizando de 20 a 23 de janeiro atividades de combate, controle e enfrentamento da hanseníase. Durante o período, as Unidades de Saúde intensificarão as ações de busca de casos e também estarão conscientizando as pessoas para o perigo de se contrair a doença.

A população pode procurar atendimento na unidade da qual é atendida. No dia 25 de janeiro haverá a busca ativa, em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase.

Nesse dia, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá o Dia de Combate à Hanseníase, com o objetivo de ensinar a população a identificar e conhecer os sinais e sintomas da doença. Haverá panfletagem, palestras educativas, busca ativa de casos e diagnóstico precoce com a finalidade de reduzir as possíveis seqüelas da doença.

A DOENÇA

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, que atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem, com referências de 600 a. C., também conhecida como lepra, termo em desuso no Brasil.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas têm formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

“É importante que, ao perceber alguns destes sinais e sintomas, o paciente procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa para a realização de exames”, ressalta a coordenadora municipal de Estratégia de Saúde da Família, Fabiana Rosseti Magalhães Nunes.

CONTÁGIO

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamadas de contatos.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114