Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 13 de abril de 2015, 07h02

Ação social da Polícia Civil reúne 2,5 mil estudantes em Chapada dos Guimarães


.

 

Chapada dos Guimarães, MT - Cerca de 2,5 mil crianças e adolescentes de Chapada dos Guimarães participaram da primeira Semana “Para Estar De Bem Com a Vida é Preciso estar de Cara Limpa” promovida pelos projetos sociais da Polícia Judiciária Civil De Cara Limpa Contra as Drogas e De Bem Com a Vida. A semana voltada à prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas aconteceu entre os dias 06 a 10 de abril e atingiu alunos do 5ª ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 07 escolas do município.

A ação foi uma iniciativa do delegado, Bruno Lima Barcellos, que coordena as atividades do Programa “De Cara Limpa Contra as Drogas” em Várzea Grande. A abertura do evento na segunda-feira (06), contou com a presença de autoridades de Chapada dos Guimarães, como o prefeito, vereadores, juíza e secretários que acataram a ideia de pelo menos uma vez ao ano aderir ao calendário escolar a “Semana Chapadense de Combate as Drogas lícitas e Ilicítas”.
 

.

“Foram expostos os objetivos da ação as autoridades presentes e no final da Semana será feito um relatório, que será encaminhado a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Ministério Público, Governo do Estado e Polícia Militar, contemplando dados qualitativos e quantitativos para que sejam vislumbradas políticas públicas, além da implantação da semana de atividades ao calendário escolar”, explicou Bruno.

Durante a semana, alunos das Escolas Estaduais Rafael de Siqueira, Ana Tereza Albernaz, Escolas Municipais Abnel de Freitas, Thermozina de Siqueira, Maria Luiza, Monteiro Lobato e Escola Particular Tales de Mileto participaram de palestras e oficinas de arte e cultura, desenvolvimento de liderança e Grêmio Estudantil.

Após as apresentações, os alunos todas as Escolas foram convidados a preparem trabalhos com as temáticas abordadas, sobre drogas lícitas e ilícitas, além de montarem uma defesa oral de combate ao uso de substancias entorpecente.

Na quinta-feira, a equipe dos projetos sociais fez uma blitz seca na cidade, percorrendo vários bares, para informar que a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, agora é crime com pena de detenção de 2 a 4 anos, podendo até resultar no fechamento do estabelecimento. Na ação, foram distribuídas cópias da lei, folders, além de cartazes do De Bem Com a Vida, que foram entregue aos donos de bar para serem fixados em locais visíveis nos estabelecimentos.
 

.


O coordenador do projeto De Bem Com a Vida, Ademar Torres de Almeida, explicou que o envolvimento intersetorial foi fundamental para o sucesso da ação no município. “A articulação de saberes e experiências dos parceiros no planejamento, realização e avaliação das ações fez com que conseguíssemos alcançar de forma direta não só os alunos nas Escolas, como também um público completamente diferente que são os proprietários dos estabelecimentos comerciais, mostrando um verdadeiro interesse da sociedade no desenvolvimento e na qualidade de vida dos jovens da cidade”, destacou.

O encerramento das atividades aconteceu na sexta-feira (10.04), na Praça Central de Chapada dos Guimarães, onde os alunos se reuniram para mostrar o resultado dos seus trabalhos. No evento, além da exposição dos desenhos, pinturas e quadrinhos montados pelos estudantes, os alunos declamaram, contaram histórias, fizeram propostas para o bem-estar da criança e do adolescente na cidade.



Um dos destaques do evento foi a música, estilo “Xote”, composta pelos alunos do 3º ano da Escola Tales de Mileto, em que a letra destacava o fato de ser crime a comercialização de álcool para adolescente, contagiando dos que estavam presentes na praça.

Membro do Conseg e empresária da rede de hotelaria no município, Sonia Bezerra, disse que a semana foi essencial para que os estudantes pudessem ter acesso as informações do que pode acontecer com o seu futuro, no caso de envolvimento com as drogas. “Foi surpreendente ver a interação dos alunos com os palestrantes, espero que as autoridades locais vejam o quanto esse tipo de ação é importante para o município”, disse.

Ao final do evento, o delegado Bruno Lima Barcellos, parabenizou todos que aderiram a proposta de participar dos cinco dias intensos de atividades visando a prevenção ao consumo de drogas. “É muita alegria ver tantas crianças e jovens criando um espaço de público de segurança e qualidade para todos. Espero que possamos nos unir e nos esforçar para cada vez mais concretizar tudo o que foi apresentado aqui hoje”, destacou o delegado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114