Cuiabá | MT 29/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 16 de abril de 2015, 18h55

AMM participa de debate sobre desenvolvimento do Centro-Oeste


O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, participou nesta quinta-feira (16), no Palácio Paiaguás, da segunda reunião do Comitê de Articulação das Secretarias de Estado da Área de Atuação da Sudeco, com a presença do superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, dos secretários de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, prefeitos de Carlinda, Cláudia e Apiacás, entre outros.

A reunião discutiu a atração de investimentos públicos e privados para a região Centro-Oeste. Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, informou que não há como implementar a economia do estado sem a participação dos municípios.

O presidente Neurilan sugeriu a participação da AMM na reformulação da lei de incentivos fiscais. Na ocasião, ele informou que na primeira semana de maio, será realizada uma reunião em Goiânia com a participação de dirigentes das Associações dos Municípios de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal, para debater diversos temas de interesse regional, entre eles o desenvolvimento econômico e a logística de transporte no estado, incluindo rodovia, ferrovia e hidrovias, como também o Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX).

Neurilan informou que será realizada nesta sexta-feira (17) uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Seneri Paludo, para discutir os interesses dos municípios, entre eles a negociação com o BNDES de linhas de financiamentos para aquisição de equipamentos para as prefeituras, com a redução de tributos como ICMS, entre outros.

Neurilan propôs ainda discutir com o governo os investimentos nas cadeias produtivas da piscicultura e um polo têxtil, dentro de uma política de incentivos fiscais. "Sugerimos ao secretário de Desenvolvimento Econômico que a AMM participe da construção da lei de incentivos fiscais", assinalou.

O prefeito de Carlinda, Geraldo Ribeiro de Souza, disse que a participação da AMM é fundamental na política de desenvolvimento econômico do estado. Ele defendeu a importância da entidade na reformulação da lei e na elaboração de ações que fortaleçam a agricultura familiar.

O prefeito de Apiacás, Adalto Zago, também defendeu a participação da AMM nos debates sobre o desenvolvimento de Mato Grosso para resolver o problema dos municípios. Ele citou como exemplo a conquista do repasse do Fundo de Habitação de Transporte e Habitação – Fethab, por meio de mobilização da entidade com o apoio dos prefeitos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114