Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 23 de abril de 2015, 16h29

Prefeitura amplia programa ambiental para micro-ônibus de Cuiabá


Começou hoje (23) a implantação do Programa Despoluir nos veículos do transporte alternativo de Cuiabá. O programa ambiental fornece avaliações técnicas sobre a emissão de poluentes e será obrigatório para todos os veículos do transporte público.

“O Despoluir já está implantado em toda a frota de ônibus de Cuiabá há cinco anos. Neste momento começamos a implantação na frota de micro-ônibus e pretendemos expandir para o restante do transporte público, ou seja, táxis, mototáxis e vans escolares também deverão se adequar”, contou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Após a vistoria, feita a cada seis meses, o veículo ganha o certificado de que está dentro das normas, que variam conforme o ano e tipo do motor. Caso contrário, a empresa recebe orientações técnicas para que se adeque. O índice de emissão de poluentes pode variar entre 0.3, para carros mais novos, e 1.4, para os mais antigos.

O coordenador do programa, Carlos Corso, explicou que as normas utilizadas na vistoria são determinadas pelas legislações ambientais vigentes e pelo Código Nacional de Trânsito (Contran). “Fazemos um acompanhamento constante e no ato da vistoria já é fornecida a avaliação técnica, que mede não somente a emissão de poluentes, mas também o desempenho do motor do veículo”, disse.

O programa ainda propicia o uso racional do óleo diesel, controle da manutenção da frota e capacitação dos motoristas. “É uma responsabilidade do poder público e o benefício pode ser estendido a toda a sociedade, pois o principal ganho é o ambiental. Atualmente, o Brasil emite 127 mil toneladas de monóxido de carbono ao ano e precisamos diminuir estes índices”, apontou Thiago França.

O presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Alternativo, Marco Aurélio Sales, contou que os micro-ônibus já são adequados, porém não possuíam a certificação. “São inúmeras vantagens, porque essa iniciativa prolonga a vida útil, já que propicia conhecimentos de como operar melhor os veículos. E ainda temos o ganho com a responsabilidade social e ambiental. A proposta foi muito bem aceita por todos os empresários”, afirmou.

A frota de micro-ônibus em Cuiabá é de 60 veículos e de 400 ônibus. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114