Cuiabá | MT 24/04/2024
Cuiabá&VG
Terça, 30 de junho de 2015, 17h07

Idosos recebem orientações sobre direitos e deveres no trânsito


Michel Alvim
 

Dando continuidade ao trabalho de educação para o trânsito, a Prefeitura de Cuiabá lançou nesta terça-feira (30), a ‘Cartilha de Mobilidade Urbana para Melhor Idade’. O material foi elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e contém informações que podem contribuir para a segurança no dia a dia do idoso pedestre, condutor ou passageiro.

“Além de garantir os direitos sociais, a cartilha é uma forma de visualizar outros aspectos da mobilidade, e reconhecer os direitos da pessoa idosa. Neste sentido temos intensificado a fiscalização das vagas de estacionamento e pretendemos implantar mais faixas de pedestres”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França.

Ao todo foram produzidas mais de 800 cartilhas, que serão entregues em todos os Centros de Convivência, mantidos pela Prefeitura.

Entre as principais medidas estão o uso obrigatório do cinto de segurança, dicas de prevenção contra quedas e acidentes de rua, direito às vagas reservadas de estacionamento, transporte seguro, significado das placas de sinalização, solicitação e apresentação da credencial que garante a gratuidade nos estacionamentos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência dos Idosos “Padre Firmo”, Ivanilde Carvalho, as principais preocupações dos idosos em relação ao trânsito estão ligadas à segurança e respeito no transporte coletivo.

“Temos relatos toda semana de situações em que o ônibus não parou ou que o motorista não teve paciência para aguardar a descida. Gostaríamos que esta situação fosse pensada e revertida, pois somos jovens agora, mas envelhecermos um dia”, reforçou Ivanilde.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo destacou a importância de se estender o trabalho de orientação, fazendo com que chegue até as escolas do município.

”É uma iniciativa louvável e a melhor maneira de se exercer a cidadania. Para exigir os direitos, é preciso conhecê-los, colocá-los em prática diariamente e que a sociedade respeite cada vez mais a pessoa idosa. Tenho interesse em levar esta cartilha para nossas escolas, para que os alunos associem o conteúdo à realidade no trânsito”.

Frequentador do Centro de Convivência Maria Ignês França Auad desde 2009, Daniel Félix, 66, aprovou o material e conta que faz questão de incentivar a luta pelos direitos dos idosos. “Eu já me preocupava com estas questões antes de me aposentar, porque sabia que um dia as coisas iriam mudar. Temos muitos benefícios já assegurados e temos que usufruí-los. Conhecer e saber até aonde podemos ir é fundamental”, concluiu.

Durante o lançamento os idosos que participam de atividades no Centro de Convivência dos Idosos “Padre Firmo”, fizeram apresentações de dança, aeróbica e música. No local também foram confeccionados e entregues cartões de transporte coletivo do idoso e de estacionamento com gratuidade. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114