Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 02 de julho de 2015, 17h02

Várzea Grande intensifica ações no combate as queimadas urbanas


 

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Helen Farias Ferreira, afirmou hoje (02) que as equipes da Pasta já desenvolvem ações voltadas à conscientização ambiental quanto aos prejuízos causados pelas queimadas urbanas. Pontuou que o período proibitivo de queimadas (15 de julho a 15 de setembro) culminará também com a realização de palestras e distribuição de cartilhas à população para evidenciar os riscos que as queimadas causam ao meio ambiente como um todo e à saúde humana. Helen Farias disse que levantamentos técnicos registram preocupante aumento de 54% no foco de queimadas em 2015 em todo o Estado.

"São percentuais alarmantes, e têm reflexo direto em todos os municípios, inclusive em Várzea Grande. Então, o ideal é que os habitantes colaborem para que isso não se agrave ainda mais com queimadas urbanas. O propósito é unir forças para que tenhamos êxito nas ações que serão desencadeadas em Várzea Grande com vistas à prevenção de queimadas urbanas", alertou.

A secretária sublinhou que a população precisa ter clara consciência de que queimar lixo caseiro pode ocasionar graves riscos à saúde. Citou que a maioria das internações de crianças e idosos, os que mais sofrem com problemas nas vias respiratórias durante a seca. "Alguns casos de doenças causadas pela poluição das queimadas são gravíssimos. Daí a incidência de doenças pulmonares em grande escala nesse período, podendo levar até a óbito", disse Helen.

Para que esse quadro de queimadas urbanas em Várzea Grande seja minimizado em 2015, será desencadeado um trabalho de conscientização permanente. “Estas atividades serão desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e unidades locais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Departamento de Água e Esgoto, a fim de que os resultados sejam a contento das metas esperadas na redução de queimadas urbanas em Várzea Grande”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114