Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 02 de julho de 2015, 18h16

Defensoria para o Idoso reúne mais de 70 pessoas no Tijucal


Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, Silvia Maria Ferreira, em palestra no Centro de Convivência dos Idosos João Guerreiro, do Bairro Tijucal

Mais de 70 pessoas marcaram presença na terceira palestra do projeto “Defensoria para o Idoso” realizada, na manhã desta quarta-feira (1º de julho), no Centro de Convivência dos Idosos João Guerreiro, do Bairro Tijucal. Por quase duas horas, a Defensora Pública que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias, Silvia Maria Ferreira, expôs os direitos das pessoas da terceira idade e respondeu a inúmeros questionamentos dos mais variados tópicos.

“Agora estou com a arma na mão para defender meus direitos e passar para frente. Peguei muitas informações e ainda pedi cópia de todos os slides apresentados pela Defensora para disseminar o que aprendi hoje. Estou muito feliz de ter feito 60 anos e poder usufruir do que o Centro nos oferece. Espero que a Defensoria volte mais vezes”, declarou Valdemar José de Oliveira, logo após a palestra.

tijucalpalestraDentre os direitos expostos por Silvia Ferreira, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, estavam o transporte público e a entrada em eventos culturais e esportivos gratuitos, atendimento e trâmite processual prioritários, acompanhante em hospital e 10% dos financiamentos do programa Minha Casa Minha Vida.

De acordo com o Coordenador do CCI, Jardel Luiz Borges Correia, uma das principais reclamações dos idosos diz respeito ao transporte e os esclarecimentos foram muito importante. “Eles têm muita dificuldade com a Legislação, muita reclamação quanto ao desrespeito e foi excelente a Defensora vir aqui esclarecer as dúvidas para que eles possam cobrar e a sociedade passe a ver os idosos de outra forma, com respeito e fazendo cumprir seus direitos”.

Na oportunidade, a Defensora também destacou que os idosos têm direito, tijucalpalestra1quando tiverem condições, a pedir a guarda dos netos, sobrinhos ou qualquer menor que necessite de amparo. Além disso, ressaltou que a violência contra idosos é crime e precisa ser denunciada.

“Foi muito bom. Agora, lá em casa, quando alguém gritar comigo já vou mostrar a cartilha que recebi com o Estatuto do Idoso e falar o que posso fazer a respeito”, afirmou Dona Joaninha, de 85 anos.

De acordo com a Defensora, a palestra desta quarta-feira comprovou que a continuidade do projeto é de grande relevância, haja vista o fortalecimento de ideias e posicionamentos jurídicos por parte dos idosos. A próxima edição do projeto “Defensoria para o Idoso” será realizada em 15 de julho, às 14h, no Centro Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Araçá.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114