Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 27 de julho de 2015, 08h17

Prefeitura lança projeto MotoEducação para conscientizar motociclistas


Em média, são registrados diariamente 10 acidentes envolvendo motociclistas em Cuiabá. No ano passado, o número de acidentes com motos chegou a 4.800 na Capital, que possui hoje uma frota de 100 mil motocicletas.

Num esforço para reduzir estes índices, que correspondem a 60% dos seguros acionados pelo DPVT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), a Prefeitura de Cuiabá lançou na manhã deste sábado (25) o projeto MotoEducação, uma forma de conscientizar os condutores para que tenham mais prudência no trânsito.

Com o apoio de vários parceiros, foi montada uma estrutura em frente ao Ginásio de Esportes do Verdinho, na Avenida do CPA, para receber os condutores de motos que puderam fazer gratuitamente uma série de vistorias em suas motos, exames médicos e também testaram suas habilidades em um circuito montado ao lado do ginásio.

A ideia do projeto é de conscientizar, mudar o comportamento dos condutores para que adotem uma nova atitude no trânsito. “O objetivo é mobilizar, informar, prevenir este público, para que mude sua postura no trânsito, trazendo mais segurança e qualidade de vida. Os condutores sabem contornar os cones para as provas práticas do Detran, mas não sabem identificar os conflitos viários de trânsito nem em Cuiabá, nem em Várzea Grande”, observou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Segundo o secretário, a partir deste projeto piloto, a ideia é levá-lo pelo menos uma vez ao mês para diferentes regiões da cidade, como no Bairro Pedra 90, que tem uma grande concentração de motociclistas. “A partir deste projeto vamos desenvolver um projeto maior, mais denso, que possa abranger as escolas, com palestras educativas para as crianças, envolvendo o Detran, para que se torne uma política permanente para mudar esta realidade”, enfatizou Thiago França.

Para corrigir algumas distorções que contribuem para irregularidades no trânsito, que motivaram neste semestre na Capital 55 mil notificações para os motociclistas, Thiago França diz que um problema na legislação precisa ser revisto pelo Congresso Nacional. “É o restabelecimento do artigo 56 do Código de Trânsito Brasileiro que proíbe o zigue-zague de moto e carro no trânsito. Em nenhuma parte do mundo existe isso, o que reduz significativamente os acidentes de trânsito”, defendeu o secretário, chamando a atenção para o fato de que o Brasil registra hoje a segunda maior taxa de mortalidade no mundo com acidentes de moto, ficando atrás apenas do Paraguai.

Checklist e exames grátis

Ao chegar ao Verdinho, o motociclista foi recepcionado por técnicos das concessionárias parceiras do projeto para fazer gratuitamente a revisão de suas motos. O checklist envolveu a observação de 21 itens, entre eles, buzina, seta, farol, luz de freio, nível do óleo, faixas de freio, e retrovisor. Após o checklist, os condutores assistiram a um vídeo educativo e também puderam fazer alguns exames médicos, como a aferição de pressão, teste glicêmico, exame oftalmológico.

O instrutor de pilotagem da Kawasaki Paddock, Marcelo Careca, se encarregou de testar as habilidades dos motociclistas em um circuito montado ao lado do ginásio. Na pista, os condutores dirigiam por entre cones, para testar o equilíbrio e o comportamento nas curvas. “As curvas e a frenagem são as responsáveis por derrubar a motocicleta”, disse Marcelo, que é piloto de motovelocidade e o único a competir fora do estado.

O mototaxista Genival Paixão Balduíno, 32 anos, dos quais 9 dedicados à profissão, fez o circuito e recebeu elogios do instrutor. Genival, que “confessou” já ter se envolvido em acidentes, muitos deles por descuido, aprovou a realização do projeto. “É importante, para chamar a atenção de que temos que ter responsabilidade, de respeitar as regras, como não invadir a faixa de pedestres, nem avançar os sinais”, afirmou.

O ProjetoEducação, que se estenderá até as 16h deste sábado, conta com o apoio do Detran-MT, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Canopus Motos (Honda), Moto Forte Yamaha, Cooper Motos, Kawasaki Paddock, Ótica Filó e Comitê pela Saúde no Trânsito.

Clique AQUI e confira as fotos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114